Destaques: Cristiano Ronaldo, o futebolista que mais fatura no mundo

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Cristiano Ronaldo, o futebolista que mais fatura no mundo

Cristiano Ronaldo comemora após vencer a República Checa e ser classificado para as semifinais da UEFA Eurocopa 2012 no Estádio Nacional de Varsóvia, Polônia, 21 Junho 2012. Torcida portuguesa durante as quartas de finais da UEFA Eurocopa 2012 contra a República Checa no Estádio Nacional de Varsóvia, Polônia, 21 Junho 2012. MARIO CRUZ/LUSA Um site europeu (goal.com) divulgou essa semana a lista dos jogadores de futebol que atualmente apresentam os maiores rendimentos globais (David Beckham, indicado em 2013 como o mais rico do mundo, por ter encerrado a carreira em maio passado, não faz mais parte desta listagem); e o português Cristiano Ronaldo mais uma vez foi o 1o colocado, desta feita em termos financeiros.

Cristiano aparece no topo da lista com um rendimento global de 148 milhões de euros; dois a mais que Messi, que vem na sequencia com 146 milhões. O 3º colocado e Samuel Eto´o com 85 milhões; seguido por Rooney em 4º com 84 milhões; Kaka em 5º com 82 milhões; Neymar em 6º com 80 milhões; Ronaldinho Gaucho em 7º com 78 milhões; Ibrahimovic em 8º com 69 milhões; Buffon em 9º com 63 milhões e Thierry Henry em 10º com 57 milhões de euros.

TAÇA DE PORTUGAL

Já esta definida a data dos jogos das semifinais da Taça de Portugal envolvendo Braga x Rio Ave; e Porto x Benfica. No próximo dia 26 acontecem as duas partidas, sendo que às 19h o Braga recebe em seu estádio o Rio Ave; e às 21h o Porto recebe no Estádio do Dragão o Benfica.

LIGA EUROPA

Porto vence primeira em casa na temporada, e joga por empate na Itália

Depois da demissão de Paulo Fonseca, e da efetivação do interino Luis Castro, o Porto finalmente venceu uma partida pelas Taças Europeias nessa temporada, em seu reduto, fazendo 1×0 no Nápoles nessa quinta-feira e viajando na próxima semana para a Itália buscando apenas um empate para evoluir na Liga Europa. Num jogo equilibrado na primeira etapa, onde o Nápoles procurava apenas se defender, o time dos dragões tomou a iniciativa das jogadas de ataque, mas parando sempre nas grandes defesas do goleiro Pepe Reina. Para a etapa final, com o Nápoles ousando mais no ataque, o Porto acabou achando seu gol num contra-ataque logo aos 13 minutos com Jackson Martinez. Dai para frente à partida ganhou emoção e dinamismo nas jogadas ofensivas com ambas equipes criando inúmeras chances de gol, mas sempre parando nas portentosas defesas quer de Reina, quer de Helton. Vitoria sofrida, mas justa do Porto, que agora com um empate na próxima semana na Itália garantira vaga nas semifinais da Liga Europa.

Benfica a um passo da próxima fase

Tottenham e Benfica jogaram nessa quinta-feira em Londres para um publico superior aos 33 mil expectadores, com perto de 3 mil torcedores lusos apoiando o time encarnado. Os ingleses, como era de se esperar, começaram o jogo com pressão total para cima dos lusos; coisa que durou ate pouco alem dos 20 minutos da etapa inicial, quando o Benfica começou a ganhar confiança em campo; confiança essa que gerou o gol inicial da partida no primeiro ataque real do Benfica aos 30 minutos, com Rubem Amorim servindo Rodrigo para a abertura do marcador. Na etapa complementar o time encarnado não recuou e logo aos 13 minutos bisou, desta feita com Luisão. Aos 19 o Tottenham descontou, mas nem o gol marcado foi suficiente para os ingleses conseguirem o empate. E para fechar com chave de ouro essa primeira batalha, em terra inimiga, Luisão marcou de novo, desta feita a 6 minutos do final. Nota triste para a confusão que ocorreu entre os técnicos das duas equipes, por ocasião de um dos gols de Luisão, que ao apontar para o banco na direção de Jorge Jesus levou o comandante da equipe encarnada a gesticular com 3 dedos em riste para o banco inglês provocando um principio de tumultuo e reclamação por parte de Tim Sherwood, técnico do Tottenham, que chamou Jesus de deselegante e provocativo. Jesus tentou se defender na coletiva de imprensa dizendo que apenas fazia alusão a Luisão, seu numero 3; quando na verdade Luisão vestia a camisa número 4. Na próxima quinta as duas equipes voltam a jogar, desta feita na Luz, em Portugal; quando então o Benfica poderá ate perder por 2×0 que mesmo assim garantira vaga na próxima fase.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 22ª jornada terminou nessa segunda, às 20h, quando o Marítimo recebeu o V.Guimarães, e venceu por 2×1.

Já a 23ª jornada começou nessa sexta, às 20h, quando a Acadêmica recebeu o Braga e empatou por 1 gol.

No sábado mais 3 jogos.

As 16h o Gil Vicente recebeu o Rio Ave e perdeu por 2×1.

As 18h o Estoril recebeu o Marítimo e venceu por 1×0.

E as 20:15h o V.Guimarães recebeu o Paços de Ferreira e perdeu por 2×1.

No domingo 2 jogos às 16h: Arouca 2×0 Olhanense; e Belenenses 1×3 V.Setubal.

E as 19:15h o clássico no Alvalade XXI, o Sporting bateu o Porto por 1×0; abrindo 5 pontos dos dragões e isolando-se na 2ª posição.

A jornada só termina às 20h de amanha, com o Nacional recebendo o Benfica.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Djalo, que na temporada passada esteve emprestado ao Toulouse da França, acaba e ser re-emprestado, desta feita ate dezembro deste ano ao San José Earthquakes, da Liga Americana de Futebol.

Liga de Clubes

Aconteceu nesse final de semana a Assembleia Geral da Liga que reprovou as contas de 2012/2013 (15 votos contra, 7 abstenções e 1 voto a favor); e o orçamento para 2013/2014; do presidente da entidade Mario Figueiredo.

Portugueses no Exterior

Nelo Vingada, que atualmente não exercia mais a função de técnico, mas sim a de presidente da SAD do Atlético da 2a Liga, resolveu seguir os passos de Carlos Queiroz e aceitar o convite da Federação Iraniana de Futebol para dirigir a seleção sub-23 daquele país. Vingada, que já trabalhou no Irã de fevereiro a junho de 2009 dirigindo o Persepolis, sonha em classificar os iranianos para os jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Cristiano Ronaldo, que ano passado (juntamente com seu empresário Jorge Mendes) já houvera arcado com os custos do tratamento de câncer de um garoto (isso fora outras ajudas anônimas que o madeirense tem realizado por Portugal), voltou esse mês a usar seu lado solidário e arcou com o custo integral (perto de 60 mil euros) do tratamento cirúrgico de outro jovem, desta vez em Granada, que sofre de displasia cortical (doença que causa, quando não tratada cirurgicamente, ate 30 episódios diários de ataques epiléticos). Cristiano atendeu ao pedido de um amigo no sentido de doar suas chuteiras e camisa para um leilão que reverteria em fundos para a realização da cirurgia; mas ao saber dos detalhes do problema acabou por se oferecer também para pagar todos os gastos.

Outro recorde quebrado por Cristiano Ronaldo. Desta feita com o primeiro jogador na historia do campeonato espanhol a marcar pelo menos 25 gols em 5 temporadas consecutivas. Na primeira temporada a serviço do Real (2009/2010) marcou 26; depois em 2010/2011 marcou 40 gols; em 2011/2012 marcou 46 gols; e na temporada passada (2012/2013) marcou 34 gols. Na atual temporada já conta com 25 gols; é o artilheiro isolado; e ainda com 10 jornadas por disputar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *