Por Igor Lopes
A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro reuniu personalidades do universo luso-brasileiro numa cerimônia de luxo no Museu Histórico Nacional, no Centro da cidade maravilhosa, na noite do dia 11 de setembro. Em causa estava a celebração dos 102 anos de existência da entidade, que promove relações comerciais entre Brasil e Portugal. Na lista de presentes estavam o ex-ministro português Miguel Relvas, que atua como Alto-Comissário da Casa Olímpica de Língua Portuguesa, além da fadista Mariza.
Dentre as autoridades convidadas estavam o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, o cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello, o deputado da Assembleia da República de Portugal, Carlos Páscoa, o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Thiers Montebello, o subsecretário de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Spadale, representando o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, a secretária de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro, representando o prefeito Eduardo Paes, o coordenador das Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Laudemar Aguiar, o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Nestor Rocha, o ex-senador Jorge Bornhausen, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o diretor executivo do Rio Negócios, Marcelo Haddad, além do vereador da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz.
Cerca de 460 pessoas participaram da festa comandada pelo presidente da Câmara, Paulo Elísio de Souza, que sublinhou o papel da entidade no cotidiano carioca. “A relação Brasil-Portugal amadureceu, está mais objetiva, com trocas a serem feitas entre os dois países. O número de empresas portuguesas interessadas em se instalar no Rio de Janeiro vem aumentando, o que pode representar que a entidade está desenvolvendo bem a sua missão”, afirmou Paulo Elísio.
O ator português Ricardo Pereira foi novamente o mestre de cerimônias, num evento que ficou marcado ainda pelo lançamento da Revista +351 Negócios Rio Portugal, que se destaca por ser uma publicação da própria Câmara Portuguesa.
Imigrantes portugueses ironizam homenagem a Relvas
O ex-ministro português de Estado e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, foi recebido com protestos por populares ao chegar ao jantar, no qual foi um dos homenageados. Relvas ouviu palavras de ordem, críticas e vaias por parte de um grupo de manifestantes, composto por imigrantes portugueses, logo na entrada do evento. Os seguranças da festa tiveram trabalho para acalmar os ânimos dos manifestantes.
Antônio Ferreira, um dos organizadores do protesto, sublinhou que a intenção desse movimento foi mostrar o “verdadeiro Miguel Relvas” que iria ser homenageado.
Em conversa com a imprensa, Relvas não quis comentar o ocorrido, mas garantiu total dedicação no desempenho do novo papel que assume na cidade maravilhosa. O ex-braço direito do primeiro-ministro Passos Coelho tem o desafio de trabalhar na promoção e valorização da língua portuguesa até as olimpíadas de 2016, que terão lugar no Rio de Janeiro.
“As Olimpíadas de 2016, pela primeira vez, serão realizadas em um país de língua portuguesa, então, vamos aproveitar o momento para difundir o idioma e mostrar ao mundo a grandiosidade de Portugal. E a oportunidade não poderia ser melhor, pois, em 2015, o Rio de Janeiro completará 450 anos e com isso poderemos mostrar aos nossos irmãos um Portugal moderno, além das culturas de África, Timor e para tanto contaremos com os artistas do nosso país e de todos que falam português”, afirmou Relvas.