Organização tem principal público-alvo os investidores brasileiros e a comunidade luso descendente, oferecendo imóveis com localização privilegiada e preços acessíveis devido à crise econômica. “Comparando com as áreas mais nobres de São Paulo, os visitantes da mostra podem encontrar imóveis similares até pela metade do preço”.
Da Redação
Depois do balanço positivo da primeira edição do Mostra do Imobiliário de Portugal no Brasil, realizada no Rio de Janeiro em dezembro de 2012, acontece em São Paulo a 2ª Mostra de Imobiliário de Portugal (MIP 2013 SP), de 20 a 23 de Junho nas instalações do Consulado de Portugal em São Paulo.
São mais de mil imóveis em exposição e venda de Norte a Sul de Portugal abrangendo as regiões mais representativas desde o Minho, Porto, Aveiro, Óbidos, Torres Vedras, Cascais, Sintra, Estoril, Lisboa, Tróia, Alqueva, Alentejo e Algarve com vendas de imóveis a partir de 150 mil Euros (395 mil reais) num valor global de imóveis no seu conjunto superior a 1 bilhão de euros. O MIP apresenta oportunidades concretas de investimento e que no Rio de janeiro já proporcionou vendas no valor de 30 Milhões de euros (78 Milhões de Reais).
Para Miguel Horta e Costa, Comissário-Geral de Portugal para o Ano de Portugal no Brasil, “trata-se de uma importante e inovadora iniciativa que certamente contribuirá para o reforço das relações econômicas entre os dois Países num dos setores em que a oferta portuguesa se torna mais interessante e competitiva em termos comparativos”. Pedro Reis, Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal EPE sublinha que “a imagem do Portugal contemporâneo está muito ligada ao seu setor imobiliário. Um setor que evoluiu, enormemente, na qualidade do produto que oferece, desde que a ideia arquitetônica ganha forma no papel, até que é concretizada pela excelência da engenharia nacional. Portugal tem hoje um notável parque edificado – residencial, turístico, cultural, monumental e de serviços – que acolhe muitos cidadãos de outras latitudes, atraídos pelo nosso sol ou pela nossa qualidade de vida, mas que também escolhem o nosso país devido à localização geoestratégica ou à capacidade e habilitações dos nossos recursos humanos”.
O MIP tem como principal público-alvo os investidores empresariais e privados brasileiros e a extensa comunidade luso descendente. Constitui uma oportunidade única, segundo Frederico Cunha, Vice-Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro. “Nesta nossa embaixada imobiliária, trazemos ao Brasil um conjunto de imóveis que, pela sua localização privilegiada e pela sua qualidade não ficarão indiferentes aos investidores e demais compradores. Surge num período conturbado da economia mundial mas com a certeza da atemporalidade dos imóveis apresentados. Trazemos o melhor que temos. Trazemos oportunidades para os investidores, para os brasileiros e para os luso-descendentes. Trazemos condições únicas para um retorno financeiro muito interessante. Trazemos oportunidades para obter uma residência em Portugal – porta da Europa. Liga-nos a língua, a cultura, o passado, o presente e o futuro e a comunidade de luso descendentes de São Paulo e os brasileiros interessados em investir em Portugal têm também a opção de adquirir imóveis de alto padrão, com localização privilegiada e preços acessíveis devido à crise econômica que atinge a Europa. Comparando com as áreas mais nobres de São Paulo, os visitantes da mostra podem encontrar imóveis similares até pela metade do preço”.
Residência Temporária
Um dos atrativos divulgados pelo MIP refere-se ao visto de residência em Portugal. Para quem comprar um imóvel a partir de 500 mil Euros, poderá obter uma autorização de residência temporária, que permite a livre circulação no espaço europeu. Essa autorização de residência não tem necessidade de obtenção prévia de visto de residência –, desde que realizem determinados investimentos em Portugal, seja através de criação de centros de negócio, seja através de investimentos financeiros ou imobiliários.
A Mostra de imobiliário Português acontece no Consulado de Portugal em São Paulo (Rua Canadá, 324 – Jardim das Américas), coquetel de abertura dia 20 de Junho das 19h às 23h, e a mostra dia 21 de Junho – 13h às 21h | 22 e 23 de Junho, das 11 às 21h. E tem como parceiro Institucional a Câmara Portuguesa de São Paulo e conta com o apoio Institucional de diversas entidades do Estado Português como o MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros), Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado de Portugal em São Paulo, Turismo de Portugal, AICEP Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e IRN (Instituto dos Registos Notariais).