Depois de campanha, Porto foi eleito o melhor Destino Europeu 2017 em escolha “unânime”

Porto. Shchipkova Elena/European Best Destinations
Porto. Shchipkova Elena/European Best Destinations

Da Redação

O Porto foi eleito o melhor Destino Europeu 2017 no European Best Destinations, concurso cuja votação aconteceu até 10 de fevereiro na Internet.

Porto leva mais um importante prêmio internacional, dessa vez passando a frente cidades como as 20 finalistas: Viena (Áustria), Berlim (Alemanha), Atenas (Grécia), Londres (Inglaterra), Bruxelas (Bélgica), Praga (República Checa), Basileia (Suíça), Stari Grad (Croácia) e Wild Taiga (Finlândia), Sozopol (Bulgária) e Gdansk (Polônia).

O Porto volta a conquistar o título que já tinha arrecadado em 2012 e 2014, mas desta vez com uma votação ainda mais expressiva, já que superou os 138 mil votos – quase o triplo dos votos que há um ano deram a vitória à cidade croata de Zadar.

De acordo com os dados divulgados pela organização do concurso, o Porto seria vencedor mesmo só com os votos registrados fora do território nacional. O Porto foi o destino mais votado em 85 países, registrando 58% da votação fora de Portugal. Em território nacional, a votação no Porto superou os 89%. “Nunca a escolha da cidade vencedora foi tão unânime como este ano”, anunciou a organização.

Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, as cidades de Milão (Itália) e Gdansk (Polônia).

O “Melhor Destino Europeu” é atribuído através da votação on-line no site da European Best Destination, organização dedicada à promoção turística europeia, sediada em Bruxelas, e que faz uma pré-seleção das cidades a concurso.

A campanha “Vote Porto.” contou com parceiros institucionais como a Universidade do Porto, a Associação Comercial do Porto, a Torre dos Clérigos, o Futebol Clube do Porto, a Fundação de Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João ou a Metro do Porto. Integrou, igualmente, um conjunto de personalidades da cidade, que assumiram o papel de embaixadores, como Sebastião Feyo de Azevedo, Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Katty Xiomara, Rúben Neves, Sara Moreira e Júlio Magalhães.

Na altura da votação, a Câmara do Porto queria garantir o maior número de votos possível, e a Associação de Turismo do Porto arrancou com uma campanha para “apelar a que cada pessoa dê a cara pela cidade do Porto, chamando cada um a fazer o seu papel” e alcançar a vitória.

“A conquista deste título assume-se, por isso, como uma vitória de todos aqueles que demonstraram o máximo empenho e envolvimento no projeto, que uniu a cidade e reforçou o posicionamento do País na questão da atratividade turística do destino” divulgou a autarquia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *