Decisão foi anunciada pela Unesco durante 37ª sessão do Comitê da agência, em Phnom Penh, capital do Camboja.
Da Redação
Com Rádio ONU em Nova York
O Comitê do Patrimônio Mundial da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Unesco, incluiu as 12 vilas e os jardins de Médici, na região da Toscana, na Itália, e o Parque Bergpark Wilhelmshohe, na Alemanha, na relação de bens protegidos. No total, o comitê já classificou 981 sítios e monumentos, dos quais 759 são propriedades mistas culturais e os demais 222 naturais, em 160 países e Estados.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, inseriu a Universidade de Coimbra, em Portugal, em sua lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade.
O anúncio foi feito neste sábado, dia 22, em Phnom Penh, capital do Camboja, onde acontece a 37ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da agência.
Fazem parte da Universidade de Coimbra, a Catedral de Santa Cruz, que data do século 12, e várias faculdades do século 16. O Paço Real da Alcáçova abriga a instituição portuguesa desde 1537. Uma outra atração da Universidade de Coimbra é a Biblioteca Joanina admirada pela riqueza barroca.
Segundo a mídia portuguesa, a inserção do sítio à lista encerra uma campanha de 15 anos para tornar a Universidade de Coimbra, Patrimônio Mundial da Humanidade.
Unesco classifica mais 19 bens
Pela primeira vez, as Ilhas Fiji e o Catar tiveram bens classificados pela Unesco. Além da Universidade de Coimbra (Portugal), o Monte Fuji (Japão), o Palácio Golestan (Irã), o centro histórico de Agadez (Nigéria), os monumentos de Kaesong (Coreia do Sul), as paisagens e plantações de arroz de Honghe Hani (China) e seis fortificações no Rajastão (Índia) foram classificados na relação de 19 monumentos e sítios protegidos.
Na lista dos monumentos estavam o Vulcão Etna (Itália), a Baía de Red (Canadá), na qual estão depositados ossos de baleia, o Parque de Tajik (Tajiquistão), o conjunto de igrejas de madeira na região da Carpátia (Polônia e Ucrânia), os monumentos históricos de Port Town (Ilhas Fiji), a cidade antiga de Quersoneso (Ucrânia), a área arqueológica de Al Zubarah (Catar), o Deserto de El Pinacate (México) e as dunas junto à costa da Namíbia. Na relação dos patrimônios ameaçados há ainda seis regiões da Síria.
O Parque Bergpark Wilhelmshöhe, em Kassel (Alemanha), construído em uma encosta dominada por uma estátua de Hércules e em meio a um complexo sistema hidráulico que alimenta fontes e cascatas e vários monumentos, representa “o ideal da monarquia absolutista e é um notável testemunho da estética dos períodos barroco e romântico”, segundo o comitê da Unesco.
As vilas e os jardins de Médici, construídos entre os séculos 15 e 17, foram destacados pelo comitê por sua harmonia por reunir obras da natureza, do lazer, das artes e do conhecimento.