Depois da edição de Natal, Portugal Fest volta a São Paulo em 2018 com mais atrações e gastronomia típica

Por Vanessa Sene
A capital paulista recebeu mais um “Portugal Fest”, dessa vez uma edição de Natal. O Modelódromo Ibirapuera recebeu a segunda edição do evento de 2017, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, e reuniu no seu amplo espaço gastronomia portuguesa, música e dança típica, além de atividades para as crianças.
O domingo foi o dia que recebeu mais público, durante o tempo ensolarado. Quem estava lá, nas atrações, dançou e se divertiu com muito folclore e música portuguesa, apesar das noites frias.
A programação começou com a discotecagem da DJ portuguesa Joana Hasse, que tocou até o encerramento do evento na sexta-feira. No sábado, subiram ao palco a dupla Paulo e Chiquinho e a Banda Alma Lusíada, trazendo no repertório muita música portuguesa.
Em sua apresentação, o grupo de músicos de Santos, Os Filhos da Tradição, combinou músicas antigas com o atual em Portugal. Também passou por lá o Trio de Fado com Ciça Marinho, Sérgio Borges, Wallace Oliveira, em uma bonita apresentação. E o folclore marcou presença, com a apresentação de um novo grupo de São Paulo, o Rancho Folclórico Paranhos de Lima, e também o Rancho Folclórico da Portuguesa que, apesar da noite fria, colocou os presentes para dançar.
Incrementando o evento com as tradições natalinas, as apresentações do Coral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, e do Coral Lux Aeterna de São José dos Campos, foram muito aplaudidas pelo público presente. O patrocinador do evento – Moneygram – ofereceu shows de palhaços para a criançada se divertir entre as atrações, além de pintura no rosto e recreações.
Uma atração à parte, na gastronomia portuguesa os restaurantes participantes prepararam em média 150 quilos de bacalhau. O restaurante Bacalhau do Porto vendeu cerca de 200 quilos de alheira no evento. Nos doces portugueses, a Artesanal Doces chamou atenção pela grande variedade e pelo seu pastel de Santa Clara. No stand da Manteigaria Lisboa, o melhor pastel de Belém para algumas opiniões, oferecia ainda ginginha no copinho de chocolate e café português Delta. Além disso, a Manteigaria ofereceu novidades salgadas, pastel de bacalhau com natas e a empada de galinhada portuguesa.

Vem aí em 2018
Organizado pela Cia. Cultural, o Portugal Fest de Natal promete voltar ano que vem com mais atrações natalinas e portuguesas, com patrocínio da Lei Rouanet, no mesmo espaço do Modelódromo. “Pretendemos estabelecer uma agenda permanente para São Paulo, sempre semestralmente” defende a produtora Sueli Borba.
Depois de passar pela Cinemateca Brasileira, Parque Ibirapuera, Parque da Mooca, Museu da Imigração e Modelódromo, a sétima edição do evento pretende convidar as casas portuguesas para estar presente na culinária do evento de 2018, além de envolver mais ranchos folclóricos e amigos da comunidade portuguesa.
A organizadora pretender continuar com a promoção de Portugal em São Paulo, “melhorando a cada edição”, e promovendo na primeira semana de junho a comemoração do Dia de Portugal, e na primeira semana de dezembro, a edição de natal do evento que reúne o típico de Portugal em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *