Por Odair Sene
Em mais uma grandiosa festa, a Casa de Portugal do Grande ABC promoveu no dia 15 de março sua comemoração de 30 anos de fundação com cerca de 500 pessoas. Servindo sua tradicional e elogiada bacalhoada, os presentes participaram de uma benção do Padre Antonio Maria no início do evento, teve também alguns sorteios de brindes oferecidos pelo Banco Millennium bcp, um dos patrocinadores através do seu diretor Miguel Coelho da Silva com sua equipe, e fechando o evento teve show com a banda Demônios da Garoa até o final da tarde.
Dos prefeitos da região esteve o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, além dos patrocinadores da acasa, vários presidentes de casas co-irmãs e muita gente ligada ao associativismo luso paulista.
Presente no evento, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, Antonio de Almeida e Silva, recordou da história de sucesso da casa. “Quando surgiu o Clube de Portugal, era outro nome, o saudoso seu Joaquim que foi o primeiro presidente, e São Paulo é tão grande que nosso movimento associativo não conseguiu fazer jus para cobrir tudo. Nesta região que era de muitos portugueses, eu achei que, surgir uma entidade como esta era muito positivo, o que eu não imaginava é que nesse percurso de 30 anos ela iria crescer tanto e ser hoje uma legitima representante da nossa presença portuguesa em São Paulo. Eu diria, em meu nome e da comunidade, é um orgulho para nós essa instituição, cujo percurso tem sido marcado com muito sucesso e eventos de grandeza”.
Demônios
De pai para filho, Ricardinho integra o Demônios da Garoa junto com o pai Sergio, e recebeu o Mundo Lusíada no camarim nesta que é a segunda vez que o grupo se apresenta na casa. “É sempre motivo de muita alegria estarmos aqui, principalmente agora com 30 anos nessa celebração tão especial. Nesses 30, o Demônios da Garoa já faz parte de 72, é o que temos de carreira, então é muito gratificante fazer parte de toda essa tradição e festejo” disse Ricardinho.
Segundo eles, a região do ABC Paulista sempre os recebeu com “muito carinho”. “O povo português tem um carinho muito grande pelo Demônios da Garoa, admiração pelo nosso trabalho, então estamos aqui felizes da vida, esperamos retribuir a altura a contento dessa festa linda que eles estão fazendo hoje”.
De acordo com Sergio, já existe a possibilidade de Demônios embarcar também para Portugal. “Se Deus quiser até o final do ano estaremos lá. Para nós é uma satisfação muito grande levar a nossa bandeira da música popular brasileira até Trás-os-Montes em Portugal”. Num grupo com mais 70 anos, Sergio falou ainda sobre o amor pela música para conseguir manter um trabalho por tanto tempo. “É fazer aquilo que gosta, aquilo que o público pede, então para nós é satisfação levar essa bandeira por sete décadas, e fazermos com maior carinho”.
1 comentário em “Demônios da Garoa nos 30 anos da Casa de Portugal ABC”
Gostaria de saber o valor do convite para o show para maiores de 60 anos.
Grato.