Da Redação
Com Lusa
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, chega neste dia 09 ao Rio de Janeiro, no âmbito de uma missão de divulgação da cultura poveira e de atração de investimento para o concelho.
O autarca avançou que marcará presença no 85º aniversário da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, cidade onde mora uma “significativa” comunidade que em meados do século passado emigrou para o Brasil a partir da Póvoa de Varzim. Fará, então, uma apresentação da evolução deste concelho do distrito do Porto.
“No domingo, vou mostrar a mais de 500 pessoas o que é a Póvoa de Varzim do século XXI e o que estamos a preparar. Nesta altura fala-se muito de saudade, mas vou também falar de futuro”, disse Aires Pereira.
“Para as novas gerações é importante que tenham uma ideia de modernidade de Portugal e da Póvoa de Varzim, que nada tem que ver com a terra que deixaram os seus antepassados. Eventualmente, alguns até podem ter interesse em investir no concelho”, completou.
Aires Pereira chega acompanhado de uma comitiva do Rancho Poveiro, que atuará numa digressão por algumas das principais cidades brasileiras, aproveitando os encontros com os conterrâneos radicados no Brasil para “encerrar um ciclo”.
“Para alguns dos poveiros que estão no Brasil pode ser, infelizmente, a última oportunidade para voltarem a recordar a sua terra. Muitos estão com uma idade avançada, outros doentes, e esta visita vai encerrar um ciclo com pessoas que muito fizeram para manter as tradições do concelho no concelho”, apontou.
O presidente da Câmara levará um contributo financeiro da autarquia para que os responsáveis da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro possam fazer algumas intervenções no edifício sede, no centro daquela cidade.
“É uma infraestrutura enorme, que a Câmara tem ajudado. Serei portador de mais uma ajuda para a manutenção do equipamento. É mais um sinal de que estamos interessados em manter esse património e a nossa presença no Rio de Janeiro”, apontou.
Aires Pereira irá ainda prestar uma homenagem ao Monsenhor Abílio da Nova, clérigo poveiro radicado no Brasil, que em 2013 faleceu no Rio de Janeiro, cidade onde residia desde muito jovem, e onde dirigia a Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana.
O autarca irá colocar uma placa na campa do religioso, considerando um “tributo merecido para quem tanto se dedicou à Póvoa, apoiando, inclusive, com donativos instituições da cidade”.
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim tem também agendado um encontro com os poveiros radicados na cidade de S. Paulo, onde o Rancho Poveiro também vai atuar, na sede da Sociedade dos Poveiros de São Paulo.