Da Redação
A nova Presidente da ABBI – Associação Brasileira de Bancos Internacionais, Deborah Vieitas, afirma que a presença dos bancos estrangeiros é muito significativa no Brasil.
Segundo Deborah Vieitas, o Brasil tem um grande potencial para atrair o investimento de instituições estrangeiras, dado o tamanho de seu mercado, sua democracia plena e em funcionamento, sua boa infraestrutura (apesar das melhorias que ainda são necessárias) e à qualidade e quantidade de talentos de que dispõe.
Com base nos mais recentes dados no Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central, ela informa que essas instituições representam 29% do Patrimônio Líquido de todos os bancos que compõem hoje o sistema financeiro brasileiro; aproximadamente 20% dos Ativos Totais; quase 16% dos Depósitos Totais; cerca de 18% das Operações de Crédito e 20% do Total de Crédito concedido por bancos no país.
A ABBI mantém um serviço de acolhimento e fornecimento de informações para instituições financeiras que queiram se instalar no Brasil, com um polo de conteúdo para facilitar e agilizar a análise de dados, além de comitês técnicos que discutem a adequação dos estrangeiros à legislação de seus países de origem simultaneamente à nacional, entre outras atribuições.
Atualmente, a ABBI trabalha, também, para atrair não apenas bancos, mas também assets, corretoras e distribuidoras de valores para a Associação, aprofundando seu papel de integradora e de facilitadora do diálogo dessas instituições com as autoridades e órgãos reguladores do setor.
Deborah Vieitas já foi entrevistada pelo Mundo Lusíada como a nova diretora-presidente do Banco Caixa Geral Brasil (CGB), um banco português que já soma alguns anos de presença no Brasil.