D. Thomaz da Câmara, um ilustre português no Brasil

Por Humberto Pinho da Silva

 

Dos notáveis da colônia portuguesa do Brasil, destaca-se D. Thomaz da Câmara, diretor e proprietário do Colégio Padre António Vieira (Rio de Janeiro), que faleceu ao abandonar seu estabelecimento de ensino, vítima de acidente de viação.

Era o caçulo do célebre dramaturgo, D. João da Câmara, que ficou, para sempre, conhecido em Lisboa, pela extraordinária bondade e pela vasta cultura.

Nasceu a 20 de Novembro de 1889. Ainda muito jovem foi arguido de ser ativo militante da Causa Monárquica, e enclausurado no Castelo de S. Jorge, em Lisboa, por não querer apoiar a República.

Nesse Castelo, cujas instalações eram impróprias para animais, segundo parecer de veterinários – mas que serviam para presos políticos! – deparou-se com numerosos monárquicos. Entre eles o conhecidíssimo jornalista Pedro Correia Marques, que foi durante anos diretor do matutino “ A Voz”.

Deram-lhe o número “2099” e segundo Pedro Correia Marques, compareceu “ muito encolhido e calado”.

Ficou incomunicável. Nem a Senhora sua mãe, Dona Eugénia de Mello Breyner da Câmara, nem seu tio, distinto médico, Tomás Mafra, puderam visitá-lo.

Após aturados interrogatórios, levaram-no a tribunal, que o considerou desequilibrado, devido ao tempo que permaneceu na enxovia do Castelo de S. Jorge.

Expatriou-se, então, na Bélgica, onde prosseguiu os estudos.

Regressando a Portugal, tornou-se trabalhador da Carris.

Certa ocasião houve greve – que considerou injusta, com tiros e bombas, como era usual naquela conturbada época, e Thomaz da Câmara, num ato repentino, tomou o comando de um elétrico, e sozinho andou por Lisboa, enfurecendo os grevistas.

Esse irrefletido feito, levou-o a emigrar para o Brasil, onde viria a falecer com 80 anos, no Rio de Janeiro.

D. Thomaz da Câmara era descendente de uma das mais ilustres famílias portuguesas, aparentada com a Família Real, cujas raízes mergulham no célebre navegador, que descobriu a Ilha da Madeira.

 

Por Humberto Pinho da Silva
De Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »