Público lotou o Teatro Armênio Mendes para ver as Tunas universitárias

Mundo Lusíada
Com colaboração de Ronaldo Andrade

 

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no Teatro Armênio Mendes, no Centro Cultural Português de Santos no dia 13 de outubro (domingo) para a apresentação musical da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa e da Azeituna da Universidade do Minho, que estão em digressão pelo Brasil.

O evento teve caráter beneficente, pois o convite foi mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, em prol da Escola Portuguesa de Santos. Além de Santos, os grupos se apresentaram em São Paulo e Campinas, com agenda também para a cidades de Minas e Paraná.

A Azeituna, da Universidade do Minho, e a TUIST, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, se deslocaram ao Brasil para um período de 10 a 28 de outubro para uma digressão internacional de representação da cultura portuguesa. Já com um longo histórico de espetáculos internacionais, os dois grupos se juntaram numa colaboração inédita, com agendas em diversas cidades brasileiras.

De partida para a cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, entre os dias 17 e 25 de outubro, ambos os grupos vão participar em vários eventos institucionais e culturais do local, recebidos, entre outros, pela prefeitura da cidade. No seu maior teatro – Teatro Benigno Gaiga – um espetáculo de duas partes aberto ao público geral será protagonizado por ambos os grupos, com vários outros intercâmbios culturais na região.

A Azeituna, oficialmente designada de Tuna de Ciências da Universidade do Minho, tem a sua origem na cidade de Braga, no ano de 1992, tendo completado este ano o seu 32º aniversário. Enquanto grupo cultural ligado à Universidade do Minho, a Azeituna conta com oito discos gravados e centenas de espetáculos ao vivo, tendo colaborado com grandes artistas de renome nacional e internacional como Fernando Pereira, Quim Barreiros, Júlio Pereira, Bonga, Os Azeitonas, Cuca Roseta, Toy, entre outros. Além da música tradicional minhota, conta com um vasto repertório de músicas originais, pop/rock português e música brasileira.

Já a TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa – nasce em 1993 em Lisboa, contando já com 31 anos de existência. Conhecida como a “Tuna do Fado”, interpreta um vasto leque de temas originais e adaptações, incluindo fado de Lisboa e outras músicas tradicionais portuguesas, latino-americanas, e até jazz. Com seis discos lançados, já colaborou com artistas como Simone de Oliveira, Mafalda Arnauth, Orquestra do Norte e UHF, em palcos nacionais e internacionais.

 

Deixe uma resposta