Mundo Lusíada
Com Lusa
A Presidência da República portuguesa anunciou em 15 de dezembro a deslocação do Papa Francisco em peregrinação a Fátima nos dias 12 e 13 de maio do próximo ano, no centenário das aparições.
“Na sequência do convite feito por sua excelência o senhor Presidente da República aquando da sua deslocação à Santa Sé, a primeira realizada ao estrangeiro depois da tomada de posse, sua santidade o papa Francisco virá em peregrinação ao santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, assinalando assim o centenário das aparições na Cova da Iria”, anunciou o Palácio de Belém.
Fátima acolherá oito milhões de visitantes em 2017 neste ano de visita especial, prevê o presidente da Turismo Centro, que começou a promover o destino nos voos para o Brasil.
“Em 2015, o Santuário recebeu a visita de seis milhões e duzentas mil pessoas, número que subiu este ano para os sete milhões. Com as comemorações do centenário das aparições, marcadas pela visita de Sua Santidade, chegaremos de certeza aos oito milhões”, disse Pedro Machado.
Promoção Brasil
No mesmo dia, a Turismo Centro começou a promover este destino de turismo religioso nos voos de e para o Brasil operados pela Tap e Solférias.
“Trata-se de uma feliz coincidência. Em todos os voos irá passar um vídeo profissional de alguns minutos promovendo o santuário, a região, no contexto da visita de Sua Santidade”, explica Pedro Machado.
A Turismo Centro estará também envolvida, no dia 22, na assinatura de um protocolo com a Câmara de Ourém e a ACISO (Associação Empresarial Ourém-Fátima) destinado a financiar com 50 mil euros o lançamento de um guia turístico para operadores nacionais e estrangeiros.
“É mais uma medida no plano de promoção do destino, que envolve mais de 500 operadores, e que mostra a importância que damos ao turismo religioso”, frisa Pedro Machado.
A afluência de turistas a Fátima em 2017 está a ser “muito grande”, de acordo com os dados disponíveis que apontam para uma taxa de ocupação a 100% nos quartos de hotel.
Em setembro, o valor das reservas hoteleiras para maio de 2017 já era superior a todas as reservas somadas de 2015.