Na USP, Cátedra Jaime Cortesão recebe o “IV Simpósio Império e Colonização”

Da Redação

Na USP, o Grupo de Pesquisa Antigo Sistema Colonial: Estrutura e Dinâmica sediará, na Cátedra Jaime Cortesão, o “IV Simpósio Império e Colonização”, nos dias 01 e 02 de junho.

O evento tem como objetivo conectar pesquisadores que estudam a administração colonial e seus agentes no império e na metrópole, um espaço de debates e troca de experiências acadêmicas.

Nesta edição, o Simpósio pretende homenagear a professora Heloísa Liberalli Bellotto, falecida recentemente. Reconhecida por seus estudos de diplomática e arquivística, Bellotto é também autora de uma importante pesquisa sobre a administração de São Paulo colonial no tempo do governador morgado de Mateus (1765-1775), promovendo assim, inspirados em sua obra, debates sobre os nexos de autoridade e conflito na administração colonial.

O evento é aberto a todos os estudiosos de diferentes perspectivas teóricas e visa socializar as pesquisas em andamento, ou já concluídas, incentivando o debate teórico e metodológico. A formação das mesas do simpósio ocorrerá após o recebimento das propostas de comunicação, de modo a agrupar os participantes de acordo com seus respectivos temas e objetos de pesquisa.

O evento será presencial e as inscrições gratuitas. Para enviar sua proposta de comunicação acessar o formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBetYXU742wZMTDuBb7p861sP6Ke5…

A Cátedra Jaime Cortesão, órgão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, associa os Departamentos de História e de Letras Clássicas e Vernáculas, na pesquisa e divulgação da História de Portugal e do Mundo de Colonização e Língua Portuguesa. Criada em 1991, de acordo com Convênio firmado entre a USP e o Governo Português, foi reformulada em 1997, em Convênio com o Instituto Camões. Até 1998, esteve vinculada ao Instituto de Estudos Avançados da USP, passando, em 1999, para a FFLCH/USP.

Deixe uma resposta