“Missão cultural” vai unir tunas portuguesas em viagem ao Brasil

Por Ígor Lopes

 

A Azeituna, da Universidade do Minho, e a TUIST, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, vão deslocar-se de 10 a 28 de outubro ao Brasil para uma digressão internacional de representação da cultura portuguesa. Já com um longo historial de espetáculos internacionais, os dois grupos juntar-se-ão numa colaboração inédita, que passará pelas cidades de São Paulo, Campinas, Santos, Poços de Caldas e Curitiba.

Essa missão cultural começará com apresentações em pontos principais de promoção da cultura portuguesa no Brasil, passando pela Casa de Portugal de São Paulo, pela Casa de Portugal de Campinas, e pelo Centro Cultural Português de Santos, entre os dias 11 e 13 de outubro. Não ficando por aí, marcarão presença também na 32ª edição da Festa do Imigrante de Santos, um dos mais emblemáticos eventos multiculturais do Brasil.

De partida para a cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, entre os dias 17 e 25 de outubro, ambos os grupos vão participar em vários eventos institucionais e culturais do local, recebidos, entre outros, pela prefeitura da cidade. No seu maior teatro – Teatro Benigno Gaiga – um espetáculo de duas partes aberto ao público geral será protagonizado por ambos os grupos. Estes participarão também numa iniciativa da escola de samba Saci-Pô, num intercâmbio cultural realizado pela primeira vez pela Azeituna em 2010, na última visita ao estado de Minas Gerais. Ambos os grupos foram também convidados para participar em várias festas populares da zona que decorrerão durante a sua estadia em Poços de Caldas.

Com a TUIST de volta à capital portuguesa, a Azeituna continuará a viagem até Curitiba, onde será protagonista de um espetáculo a solo na primeira edição do Festival Camões, na capital do estado. Esta iniciativa é promovida pelo Serviço Social do Comércio (SESC) no Teatro do SESC da Esquina. Serão ainda recebidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), instituição privada de educação profissional.

Esta deslocação conta com o apoio de várias instituições bracarenses e lisboetas, incluindo o Instituto Português do Desporto e da Juventude, o Instituto Superior Técnico de Lisboa, a Câmara Municipal de Braga, a Câmara Municipal de Vila Verde e a Universidade do Minho.

Currículo cultural extenso

A Azeituna, oficialmente designada de Tuna de Ciências da Universidade do Minho, tem a sua génese na cidade de Braga, no ano de 1992, tendo completado este ano o seu 32º aniversário. Enquanto grupo cultural ligado à Universidade do Minho, a Azeituna conta com oito discos gravados e centenas de espetáculos ao vivo, tendo colaborado com grandes artistas de renome nacional e internacional como Fernando Pereira, Quim Barreiros, Júlio Pereira, Bonga, Os Azeitonas, Cuca Roseta, Toy, entre outros. Além da música tradicional minhota, conta com um vasto repertório de músicas originais, pop/rock português e música brasileira.

Já a TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa – nasce em 1993 em Lisboa, contando já com 31 anos de existência. Conhecida como a “Tuna do Fado”, interpreta um vasto leque de temas originais e adaptações, incluindo fado de Lisboa e outras músicas tradicionais portuguesas, latino-americanas, e até jazz. Com seis discos lançados, já colaborou com artistas como Simone de Oliveira, Mafalda Arnauth, Orquestra do Norte e UHF, em palcos nacionais e internacionais.

 

Deixe uma resposta