Da Redação
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, esteve em São Paulo, com o prefeito João Doria e representantes da Universidade de São Paulo (USP), para articular parcerias para ações em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil, em 2022.
Na sede da prefeitura paulistana, no último dia 19, Sá Leitão apresentou ao prefeito o projeto do Ministério da Cultura (MinC) para as comemorações dos 200 anos de independência. Também foi discutida a restauração do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, o conhecido Museu do Ipiranga.
Inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de história natural e marco representativo da independência e da história do Brasil e do estado de São Paulo, o Museu do Ipiranga está fechado ao público desde 2013.
Para a reabertura, prevista para 7 de setembro de 2022, são necessárias obras de reforma do prédio e restauração do acervo, com investimento estimado em R$ 110 milhões.
“A independência é a data mais importante da história brasileira, porque foi quando nos estabelecemos como nação independente, soberana e livre e se formulou um projeto de país”, destacou Sá Leitão.
“A reabertura do Museu do Ipiranga é um dos projetos âncora dos 200 anos. Não dá para pensar em celebrar a data sem esse museu restaurado e funcionando. Pela grande importância, ele e o Museu Imperial, em Petrópolis (administrado pelo Instituto Brasileiro dos Museus, vinculado ao MinC), são peças fundamentais nas comemorações”, completou o ministro.
Segundo Doria, a prefeitura paulistana será parceira e solidária no projeto de recuperação do Museu do Ipiranga, junto à Universidade de São Paulo e ao Ministério da Cultura.
“Nós já assumimos a responsabilidade sobre todo o jardim do Parque da Independência, onde está o museu. Portanto, todo o entorno já está sendo recuperado”, afirmou o prefeito.
“O ministro está de parabéns pela preocupação com a devida antecedência no planejamento deste programa de celebração dos 200 anos da independência do Brasil”, completou.
Além do ministro e do prefeito, também participaram da reunião o vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas; o secretário municipal de Cultura, André Sturm; o secretário municipal de Prefeituras Regionais, Cláudio Carvalho; a diretora do Museu do Ipiranga, Solange Ferraz; a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, Mariana Rolim; a assessora do Gabinete do reitor da USP, Renata Motta; o chefe da Representação Regional do MinC em São Paulo, Nello Rodolpho; e o assessor especial do ministro da Cultura Fabrício Tanure.
Na quinta-feira, Sá Leitão esteve em Osasco, na sede do Bradesco, onde se reuniu com o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto, e com o reitor da USP, Vahan Agopyan.
A reunião seguiu a mesma dinâmica da realizada na prefeitura de São Paulo, com apresentação do projeto das comemorações dos 200 anos e da reforma do Museu do Ipiranga.