Câmara de Óbidos e Organização de Estados Ibero-Americanos assinam parceria

Da Redação com Lusa

 

A Câmara de Óbidos e a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) assinaram nesta terça-feira, no festival Folio, um protocolo de colaboração para alargar o conhecimento bilateral nas áreas da educação, cultura e ciência.

“Na prática, este protocolo vai refletir-se numa relação bilateral que permitirá às duas partes voar para novos projetos em diversas áreas do conhecimento e desenvolvimento humano”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel (PSD).

A organização, que tem entre os seus objetivos cooperar em atividades orientadas para a melhoria dos níveis educacionais, científicos e culturais, vai colaborar “em seminários, ‘workshops’ e eventos literários”, explicou o autarca, que hoje assinou o protocolo, no âmbito do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Com a assinatura do protocolo, as duas instituições passarão “a colaborar na execução de alguns projetos muito específicos, como o Folio ou a Noite da Literatura Ibero-Americana”, afirmou Filipe Daniel, considerando que a parceria permitirá “criar novos públicos e disseminar a criação cultural”.

No acordo, a que a agência Lusa teve acesso, a OEI e o município, do distrito de Leiria, comprometem-se a estabelecer “mecanismos de cooperação que tornem possível a participação conjunta em projetos considerados de interesse mútuo”, nas áreas referidas, que respeitem os direitos humanos e que promovam o desenvolvimento sustentável nos países ibero-americanos e na comunidade dos países de língua portuguesa.

O protocolo, assinado na Casa José Saramago, em Óbidos, determina ainda a promoção e apoio à realização de atividades culturais, em linha “com as prioridades mútuas, as orientações para o setor da cultura em Portugal e as práticas internacionais”.

Prevê também a disseminação de informações e promoção de ações de divulgação e de intercâmbio de documentação resultante das atividades que vierem a ser desenvolvidas no âmbito deste acordo, firmado pelo prazo de um ano.

A OEI é o maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa.

Conta com 23 países membros (Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guiné Equatorial, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) e tem como organizações observadoras a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Sistema da Integração Centro-Americana (SICA) e a Fundação EU-LAC.

A vila de Óbidos integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO desde 2015, ano em que foi reconhecida como Cidade Literária. O município assumiu “o compromisso de olhar para os livros e para a literatura como uma das principais forças de desenvolvimento econômico deste território” onde desde há nove anos se realiza o Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, organizado pela câmara, a Empresa Municipal Óbidos Criativa, a Fundação Inatel e a Ler Devagar.

O evento decorre até ao próximo dia 20 com mais de 600 iniciativas, distribuídas por várias curadorias, e com a presença de vários escritores e ilustradores internacionais premiados.

Deixe uma resposta