Cultura madeirense presente na Festa do Imigrante de São Paulo

Da Redação

Começa no próximo fim de semana a 37a. Festa do Imigrante, do Museu da Imigração de São Paulo, instituição cultura do governo do Estado. Dias 08, 09, 15 e 16 de outubro estarão reunidos a cultura e gastronomia de diferentes nacionalidades imigrantes na sede do museu, na capital paulista.

O Museu da Imigração promove, anualmente, a Festa do Imigrante no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás com o objetivo de enaltecer as heranças e tradições de diversas nações por meio da participação de comunidades de refugiados, migrantes e descendentes.

A cada edição diversos grupos e representações de mais de 50 países e regiões diferentes participam do evento com música, dança, artesanato e gastronomia.

Este ano estão representados 54 países e regiões, com 68 apresentações artísticas, 100 expositores de gastronomia e artesanato, entre eles de Portugal.

Dentre as apresentações no palco da festa, nos dias 08 e 09 se apresenta o Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira – FERAM, representando o folclore da Ilha da Madeira/Portugal, a partir das 17h.

Na gastronomia, o evento procura dar voz às histórias que cercam os produtos, ligando pessoas por meio da comida e dos sabores de diferentes origens. Pela segunda vez o Comida de Herança integra a Festa do Imigrante afirmando essa parceria de sucesso.

O Comida de Herança foi criado para ser uma ponte entre público e pequenos produtores, sobretudo em um período de consumo desenfreado. A ideia é ressaltar a gastronomia autoral, com narrativa, feita a mão de geração em geração. Entre os mais de 30 expositores está confirmado a presença da Doçaria Portuguesa.

Já a sessão de artesanato da 27º Festa do Imigrante traz 28 expositores que irão oferecer itens exclusivos de diferentes representações culturais como Armênia, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Dinamarca, França, Grécia, Ilha da Madeira, Índia, Iraque, Japão, Lituânia, Palestina, Paraguai, Peru, Portugal Rússia, Senegal, Síria, Sudão e Ucrânia.

Oficinas

Técnicas de artesanato, receitas típicas, gastronomia e história de diversas culturas fazem parte das oficinas interativas da 27ª Festa do Imigrante. Para participar de qualquer oficina basta se apresentar no local indicado e retirar o seu crachá de identificação com 20 minutos de antecedência.

No dia 09, 13h, acontece a oficina de Artesanato – Mini Terço Português. Já no dia 15, 12h, acontece a oficina de Artesanato “Grilinho – Instrumento Musical” da Ilha da Madeira.

Na oficina de gastronomia, acontece dia 16, 12h, Licores Tradicionais, também da Ilha da Madeira. Já uma Oficina de dança, às 15h, ensina música e Dança Tradicional da Madeira, com folcloristas portugueses.

SERVIÇO

27ª Festa do Imigrante 
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316
Mooca – São Paulo/SP

Informações (11) 2692-1866 | [email protected]

A estação de metrô mais próxima ao Museu da Imigração é a Bresser-Mooca.

Ingresso: https://bileto.sympla.com.br/event/76976

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »