Criador do sistema Piaget vem de Portugal para homenagem em São Paulo

A placa com a nova nomenclatura foi descerrada no último dia 25 quando o escritor e poeta foi recebido pelos alunos do curso de Pedagogia, para a apresentação de duas de suas obras literárias. Foto: Robson Foiadelli/AI Unipiaget.

Mundo Lusíada

O Centro Universitário Piaget (Unipiaget) prestou homenagem em vida ao idealizador e fundador do Universo Piaget. A Biblioteca da unidade de ensino em Suzano (São Paulo) agora leva o nome de António Oliveira Cruz. A placa com a nova nomenclatura foi descerrada dia 25 de novembro quando o escritor e poeta foi recebido pelos alunos do curso de Pedagogia, para a apresentação de duas de suas obras literárias: “É a Vida… O Bem Maior!”, e “Navega… Aos Limites!”.

No início da cerimônia, Oliveira Cruz foi surpreendido com a homenagem. A Biblioteca do Centro Universitário abarca, entre um sem-número de títulos, obras do fundador do Universo Piaget, bem como de escritores suzanenses. Há, inclusive, espaço especialmente reservado para conteúdos de artistas literários do município e região do Alto Tietê.

A solenidade foi conduzida pela presidente da mantenedora do Unipiaget, doutora Lúcia Marques Pereira, pelo reitor da instituição em Suzano, professor-doutor Marcus Rodrigues, e pela pró-reitora acadêmica, professora-mestre Poliana Lima. Ao lado do coordenador do curso de Pedagogia, professor Ronnie Silva, o grupo celebrou mais este marco para a unidade de ensino superior, que, na última semana, passou oficialmente da condição de Faculdade para o status de Centro Universitário.

A presidente da mantenedora do Unipiaget avaliou a homenagem em vida para Oliveira Cruz como “merecida”: “É uma singela e especial cerimônia para um escritor, poeta e exemplar profissional que carrega a Educação em suas veias”, argumentou Lúcia Marques Pereira.

Já o reitor do Unipiaget enalteceu a dedicação de Oliveira Cruz ao longo de sua vida em prol de obras que inspiram pessoas de todo o mundo. Dos 77 anos de vida, 64 foram dedicados a autoria de mais de 80 livros: “Nada mais justo do que dar o nome de nosso idealizador à Biblioteca da Piaget em Suzano, ainda mais neste momento tão especial para todos nós, quando a Faculdade passa a ser reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) como Centro Universitário. Além de conceder todo o suporte literário aos nossos alunos, a Biblioteca abriga outro tesouro: as obras do doutor Cruz e de escritores suzanenses”, pontuou Marcus Rodrigues.

Os professores Ronnie Silva e Marco Maida receberam os escritores suzanenses Sacolinha, Zé Vandei e Ketlen Ferreira, e a estudante de Pedagogia Isabella Maia Inácio, para debaterem os títulos do homenageado. O vice-prefeito de Suzano e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto (PDT), também prestigiou a atividade.

Emocionado, Oliveira Cruz agradeceu a interação dos alunos e dos professores de Pedagogia do Unipiaget: “Transmitir a reflexão por meio de uma obra poética é uma virtude que precisa ser valorizada e contemplada. Agradeço todos os esforços feitos em minha homenagem na Biblioteca do Unipiaget, nesta feliz oportunidade, mas, principalmente, agradeço por esta atividade estar acontecendo em valorização à Educação, à Cultura e aos livros”, complementou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »