Cantor moçambicano anima festas da Comunidade

Mundo Lusíada

 

O cantor moçambicano Guilherme Silva, em apresentação no palco da Casa Ilha da Madeira de São Paulo, ao lado do presidente da casa, Manuel Bittencourt.

 

Guilherme Silva é um cantor moçambicano que esteve, numa mesma tarde, se apresentando na Comunidade Gebelinense e na Casa Ilha Madeira, na capital paulista, e sendo cada vez mais conhecido pela comunidade portuguesa. A noite, ele seguiu para o Bar Biroska, onde se apresenta toda semana.

Ele veio ao Brasil, e não voltou mais. Depois de Fortaleza, mora em São Paulo já há cinco meses, e não pretende sair da maior metrópole do país. Autodidata, ele aprendeu a tocar e cantar sem nunca ter feito aulas de música. Interpreta do blues ao forró com facilidade, tocando e cantando sozinho.

“Já alguns anos, toco vários instrumentos ao mesmo tempo. Gosto muito de música e toco de tudo um pouco” diz ele que já gravou sete CDs, e agora vai gravar mais um com Roberta Miranda, um projeto que segundo ele acontece no final do ano.

“A minha música é um pouco da cultura africana com ritmos brasileiros” diz ele ao ser questionado do que mais gosta, não responde. “Tento achar resposta, mas não consigo. Não consigo ser só uma coisa”. Guilherme Silva elogia o público brasileiro e a cidade de São Paulo. “São mais receptivas. E São Paulo é melhor cidade do mundo” diz o cantor e explica. “É que o Brasil tem de tudo, todo tipo de cultura, alemães, portugueses, africanos”.

Aos 16 anos de carreira, Guilherme Silva já esteve em muitos países e agora retoma a casas portuguesas. “Estou acostumado porque eu comecei a cantar para a comunidade portuguesa, na África do Sul, para o presidente do Banco Banif Horacio Roque. É gostoso, me sinto em casa. Eu sou moçambicano com nacionalidade portuguesa”.

Durante sua apresentação na Casa da Ilha da Madeira, ele trouxe uma variedade muito grande de estilos musicais, reggae, rock, marchinhas, fado, axé, e diversas músicas comerciais. E sua pretensão agora é a televisão brasileira, disse o cantor que pretende ir ao programa de TV “do Faustão e Jô Soares”, na Rede Globo, afirmou.

Depois de uma apresentação no Bar do Nelson, contratado por Lilian Gonçalves, a diretoria da Casa Ilha da Madeira o convidou para uma apresentação na casa. Depois já seguiu para apresentação na Casa de Portugal São Paulo, na Comunidade Gebelinense, retomando agora a casa madeirense. “Ele se apresentou em várias casas portuguesas, mas a primeira delas foi aqui na Ilha da Madeira, na festa de Nossa Senhora de Fátima, em maio” diz o presidente.

“Eu acho muito bonito ele estar nas nossas casas regionais, porque ele fala a nossa língua portuguesa, é um showman”. Confira mais do evento no vídeo, na página www.youtube.com/mundolusiada.

LEIA MAIS >> Casa Ilha da Madeira promove Festa da Primavera, com muita música

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »