Brasil abre reunião da CPLP afirmando que cultura e educação são ‘porta de entrada’ para o futuro

Da Redação

O ministro brasileiro da Cultura, Roberto Freire, abriu na noite de 4 de maio a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Salvador (Bahia). Também participaram do encontro no Forte de São Diogo o prefeito da capital baiana, ACM Neto, e o governador do estado, Rui Costa, além de ministros ou representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional multilateral de países lusófonos, cujos fundamentos são a língua portuguesa e o vínculo histórico comum entre as nove nações localizadas em um espaço geograficamente descontínuo. A instituição constitui, em consonância com as diretrizes da política externa brasileira, um foro prioritário de atuação do Ministério da Cultura em sua área de competência.

“Compartilhamos os mesmos ideais na busca por um mundo mais próspero e desenvolvido, mais justo, menos desigual, no qual a cultura e a educação sejam uma porta de entrada para um futuro melhor”, afirmou Freire em discurso na cerimônia de abertura do evento. “Nesse sentido, é importante afirmarmos nossas peculiaridades e diferenças, mas também destacarmos nossas similitudes e a importância de nossa língua na formação de cada uma das sociedades”, ressaltou.

De acordo com Freire, há um vasto repertório cultural dos países da CPLP que deve ser valorizado e fortalecido em todos os momentos. “As iniciativas culturais da organização revelam, de forma inequívoca, todo o potencial criativo das populações de cada um dos nossos países e reforçam os laços entre as várias nações dessa imensa comunidade”, apontou.

Salvador, o palco ideal
No primeiro encontro em nível ministerial da presidência rotativa brasileira da CPLP, Freire destacou a feliz escolha de Salvador como cidade-sede da reunião dos ministros da Cultura. “A cidade é reconhecida mundialmente pela mescla de manifestações culturais, artísticas e religiosas, assim como pela reunião de emblemáticas tradições locais, africanas e portuguesas”, disse o ministro. “Salvador representa a própria mescla cultural presente neste encontro e também a inigualável produção criativa formada a partir dessa troca de experiências”, ressaltou.

No trecho final de sua fala, Freire afirmou que “não há espírito coletivo mais forte ou mais disposto a construir, em conjunto, sociedades desenvolvidas e o bem-estar dos nossos povos”. “Juntos, afinal, nos tornamos mais fortes e mais próximos”, concluiu o ministro.

Além de Freire, ACM Neto e Rui Costa também fizeram pronunciamentos na cerimônia de abertura do encontro. Na sequência, houve uma apresentação da Orquestra Afrosinfônica, além de declamação de poemas e uma roda de samba que fechou a noite em grande estilo.

Em quatro anos, Salvador recebeu um salto de investimentos na área da cultura, promovidos pela Prefeitura. A capital baiana saiu dos R$500 mil para R$50 milhões em quatro anos. Este foi um dos pontos destacados pelo prefeito ACM Neto durante abertura do evento.

O prefeito também agradeceu, de forma antecipada, pelo título de Cidade da Cultura, a ser concedido nesta sexta-feira (5), Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura Pelos Países Lusófonos. “Como a primeira capital do país, Salvador ajudou a formar a cultura brasileira. Agradecemos muito pelo título e tenham certeza de que a cidade fará jus a esta ação. A cidade que é conhecida por realizar a maior festa popular do mundo (o Carnaval) se orgulha em abrir as portas para a realização deste encontro”.

Durante a atividade, Salvador é designada Capital da Cultura da CPLP, até o fim do período de vigência da presidência rotativa do Brasil no bloco em 2018. Também foi revisto o Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da Comunidade. E anunciada ainda a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude entre os governos de Brasil e Portugal, por meio do qual serão premiados anualmente autor e ilustrador dos países lusófonos. Está previsto o apoio a iniciativas internacionais de produção cultural.

Promovida pelo Ministério da Cultura brasileiro, a Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP conta com a presença dos ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe e de representantes de Moçambique, Guiné Equatorial e Timor-Leste. Também participam autoridades locais e presidentes de autarquias e fundações vinculadas ao MinC, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Cultural Palmares (FCP), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Programação cultural – A Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com o MinC, desenvolveu uma programação gratuita especial até o domingo (07). Dentre os destaques está a última semana da exposição “De Timor Leste a Portugal: um olhar brasileiro”, que pode ser visitada das 14h às 19h, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro.

A mostra reúne imagens registradas pelo fotógrafo Valmyr Ferreira durante oficinas de teatro, interpretação, improvisação, iluminação e caracterização realizadas gratuitamente em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal. A ideia da exposição foi da produtora brasileira Tania Pires e surgiu durante o Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip) de 2010, no Rio de Janeiro, evento que ocorre há dez anos.

A Casa do Benin, no Pelourinho, traz de volta a Exposição Telas da Cidade, que pode ser conferida das 10h às 17h. A mostra foi montada com obras do acervo do Museu da Cidade que retratam Salvador e seus encantos. Quem visitar o local, ainda pode apreciar a Exposição Permanente Pierre Verger, que apresenta objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde desembarcaram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo. A maioria do acervo pertence à coleção do antropólogo e fotógrafo francês.

O Cinema na Praça leva os filmes “Axé” e “Jonas e o Circo Sem Lona” para o Largo do Santo Antônio, nesta sexta-feira (5), sempre às 19h. A ação é composta por uma van com telão e projetor, exibindo filmes gratuitamente em praças da cidade.

No Mercado Modelo, o Viver o Mercado começa na sexta-feira (5), às 19h, o Pôr-do-sol no Mercado com o grupo Suinga. No sábado (6), acontece mais uma edição do Encontro com as Baianas, que recebem os visitantes vestidas a caráter, posando para fotos e contando a história do Mercado Modelo, além de distribuir muito sorriso e alegria para baianos e turistas gratuitamente. No domingo (7), às 10h30, o grupo Filhas de Gandhi animam o Domingão no Mercado. No mesmo dia, na Igreja do Carmo, no Pelourinho, acontece o Concerto nas Igrejas, às 11h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *