Mundo Lusíada
Com agencias
O presidente Michel Temer destacou, em 20 de julho, na abertura da 22° Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a importância da cooperação entre os países integrantes da CPLP em áreas como saúde, educação, justiça e direitos humanos. A comunidade tem noves países-membros e o Brasil ocupa a presidência de turno do organismo no biênio 2016-2018.
O presidente disse também que a Língua Portuguesa é o primeiro elo que torna irmãs as nações que falam o português e destacou que o idioma tem presença forte em toda comunidade internacional. Disse que é preciso difundir a língua portuguesa e falou sobre o futuro do grupo.
“O destino da CPLP é crescer cada vez mais e firmemente apoiada nos pilares da concertação político-diplomática, da cooperação, da promoção do nosso idioma e das nossas relações”, disse aos representantes dos países-membros da CPLP.
A reunião tem como objetivos definir a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável nos países do bloco, aprovar resolução sobre a nova visão estratégica da CPLP e discutir o aumento da cooperação com os observadores associados à Comunidade.
Criada em 1996, a CPLP tem nove países-membros. A reunião em Brasília contou com a presença dos
Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores, ou representantes, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, além da Secretária Executiva da CPLP, e também com a presença de representantes dos Estados Observadores Associados.
Durante a reunião, os países membros citaram o anúncio de que o Governo brasileiro vai coordenar, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, exposições do seu acervo nos Estados Membros da CPLP, que serão iniciadas, preferencialmente, durante a presidência brasileira.
Sobre as atividades do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, faz parte das propostas da presidência brasileira coordenar o desenvolvimento de um dicionário das diferentes variantes da língua portuguesa e de gramática comparativa da língua, a partir do trabalho desenvolvido no Vocabulário Ortográfico Comum. Além de incorporar no projeto “Portal do Professor Português Língua Estrangeira” material digital referente à difusão do idioma junto às diásporas.
Tema Mar
Em Lisboa, a Assembleia da República aprovou dia 19, por unanimidade, uma resolução em que se recomenda ao Governo a realização de uma cimeira da CPLP que integre o tema do mar. Este projeto de resolução partiu de deputados de todas as bancadas que fazem parte da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional.
Segundo os autores da resolução, “a descontinuidade que configura a posição geográfica dos países lusófonos contrasta com a vocação marítima que os caracteriza e que, não obstante impor uma séria responsabilidade, significa uma importante prerrogativa estratégica”.
No texto agora aprovado, salienta-se que é preciso encarar o mar também “no domínio da defesa e segurança, contexto particularmente desafiante e urgente”.
“No âmbito dos princípios que norteiam a CPLP, (…) a tutela dos recursos marítimos e a salvaguarda da navegabilidade em segurança constituem uma prioridade, que pressupõe conhecimento situacional marítimo e de meios de atuação aeronavais”, salienta-se ainda no documento.
Nesse sentido, para a Assembleia da República, sendo Portugal um país com uma extensa Zona Econômica Exclusiva, exige-se “hoje um entendimento revisto sobre o mar, acrescentando à perspetiva histórica um reconhecimento coletivo do potencial de exploração científico, econômico, social e cultural”.