Da Redação
Com Lusa
Portugal registra mais cinco mortes relacionadas com a covid-19 e 123 novos casos confirmados de infecção nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira.
De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até hoje, registraram-se 55.720 casos de infecção e 1.801 mortes.
A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registrou mais novos casos nas últimas 24 horas, com 63 infecções confirmadas, contabilizando 28.816 casos.
Surto de Montemor
Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, registrou no domingo um novo teste positivo de covid-19, o que elevou para 33 o número de casos ativos do surto no concelho, segundo a câmara municipal.
Os números, que incluem um caso ativo anterior ao atual surto, referem-se aos resultados dos testes conhecidos até às 17:30 de domingo, dia em que, pela primeira vez, numa semana, não houve registo de qualquer novo caso positivo.
Duas pessoas do concelho de Montemor-o-Novo continuam internadas no hospital de Évora, uma das quais na unidade de cuidados intensivos, num quadro que não sofre alterações desde quinta-feira.
A freguesia do Ciborro, com 13 testes positivos, concentra a maior parte dos casos positivos, apesar de não registrar qualquer aumento pelo segundo dia consecutivo.
A autarquia alentejana ativou, em 17 de agosto, o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil, que se encontra em vigor até ao dia 31.
“A ativação do PME é uma resposta imediata à necessidade de direção e coordenação no âmbito da Proteção Civil em apoio às Autoridades de Saúde Pública, assegurando a articulação das várias entidades envolvidas na prevenção e resposta ao surto, bem como a garantia de mobilização atempada de meios e recursos”, explicou a presidente da câmara, Hortênsia Menino, em comunicado.
O surto de covid-19 em Montemor-o-Novo foi divulgado em 17 de agosto pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas, referindo que “ainda está em investigação” a ligação deste foco da doença ao surto do concelho vizinho de Mora, onde existem 62 infetados, de acordo com a última atualização fornecida pelas autoridades locais.