Da Redação
Neste domingo, dia 22, o Experimenta Portugal realiza o último evento de sua quarta edição, fechando seu mais vasto calendário cultural na história da chancela criada pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo.
Trata-se da Corrida de Portugal, que será realizada no Parque do Trote, na Vila Maria, em parceria com a Secretaria de Esportes Municipal.
Com provas de 5km e 2,5km (caminhada), os vencedores terão uma premiação especial oferecida pelo Experimenta Portugal. A atração tem caráter beneficente, já que serão recolhidas, na área de premiação, doações para o Lar da Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo.
Na semana da corrida, as inscrições já estão esgotadas, segundo informa o Consulado. Cerca de 2 mil participantes se inscreveram para o evento na capital paulista.
Balanço
O Experimenta Portugal ’18 quebrou recorde de duração e eventos. Foram mais de três meses, iniciando o calendário em maio, na comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, que trouxe um concerto especial de Gilberto Gil com a cantora portuguesa Carminho.
Foram 18 eventos como parte do Experimenta, numa programação que contou com arte urbana, artes plásticas, música, humor, cinema, design, gastronomia, literatura e esporte, sendo a mais abrangente de todas as edições do evento desde 2015, ano em que foi realizado pela primeira vez.
Entre os destaques, esteve o artista urbano Bordalo II, que entregou à cidade uma escultura feita de lixo, o cantor Miguel Araújo, que se apresentou pela primeira vez em São Paulo na comemoração do Dia de Portugal, ao lado do amigo Marcelo Jeneci, e o artista João Alexandrino, que se apresentou com a Orquestra Jazz Sinfônica em um concerto único.
A exposição de design dos Irmãos Campana, outro destaque do Experimenta, fica em cartaz no Consulado Geral até o dia 15 de agosto.
Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferece um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão entre São Paulo/Brasil e Portugal.