Copa em números: Mundial no Brasil foi um sucesso com 1 milhão de visitantes

Mundo Lusíada
Com agencias

EstadioCopa2014BrasilO presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, declarou em cerimônia fechada no Estádio do Maracanã que marcou a transferência da sede do Brasil para a Rússia, com a presença dos presidentes Dilma Rousseff e Vladimir Putin, que a Copa do Mundo de 2014 foi um sucesso.

“A Copa do Mundo da Fifa no Brasil apresentou uma mensagem muito especial – uma mensagem de união, conectando as pessoas, uma mensagem de paz e antidiscriminação”, disse Blatter antes do jogo final entre Argentina e Alemanha. “A Copa do Mundo em 2014 foi de muito sucesso e certamente veremos um legado neste país”.

O Estádio Global da FIFA terminou a Copa do Mundo da FIFA 2014 com um público equivalente a 13.380 Maracanãs lotados. Com efeito, mais de um bilhão de torcedores atenderam ao chamado para se reunirem nas plataformas digitais oficiais da FIFA na internet.

O governo brasileiro divulgou dia 14 um balanço com a presença de ministros e da presidente Dilma. Na ocasião foi divulgada uma estimativa em relação ao montante movimentado durante o evento: R$30 bilhões. O País recebeu um milhão de visitantes estrangeiros para a Copa, quase o dobro que o esperado pelo Ministério do Turismo, e uma pesquisa revelou que 95% deles pretendem visitar o Brasil novamente.

Um total de 3.056.397 brasileiros circularam pelo País durante a Copa. São Paulo foi o principal Estado emissor, com 858.825 pessoas. Em segundo lugar apareceu o Rio de Janeiro (260.527), seguido da Bahia (220.021). Minas Gerais ficou em quarto lugar (204.425) e o Paraná em quinto: 165.694.

Em público, os 12 estádios brasileiros alcançaram a marca de 3.429.873 torcedores recebidos, colocando a Copa no Brasil em segundo lugar entre todas, atrás apenas do torneio realizado em 1994 nos Estados Unidos, que, com estádios maiores, recebeu 3.587.538 em 52 jogos, média de 69 mil torcedores por jogo, maior do que a capacidade de dez dos 12 estádios brasileiros. No Brasil, a média até agora está pouco acima de 53 mil espectadores, o que representa 98,4% da capacidade total.

O Estádio do Maracanã, conhecido como Templo do Futebol, marcou seu nome na história do torneio mais uma vez. O jogo da final entre Alemanha e Argentina reuniu 74.738 torcedores, capacidade máxima atual do Maracanã. Os dados oficiais, que consideram apenas as compras feitas diretamente com a Fifa, indicam que foram vendidos 4.066 ingressos para residentes da Alemanha e 4.461 para argentinos. Os brasileiros compraram 12.898 ingressos.

Além dos torcedores, cerca de 1.582 espectadores VIPs estiveram em camarotes e tribunas de honra, além de 2.500 jornalistas trabalhando na cobertura da grande final, além da presença de dez chefes de Estado.

São Paulo estima retorno de R$ 1 bilhão
Sede do jogo de abertura e de uma das semifinais da Copa do Mundo, a cidade de São Paulo terá um retorno financeiro superior a R$ 1 bilhão, segundo estimativa informada dia 11 de julho, durante a apresentação do balanço do evento na cidade, feito pelos governos municipal e estadual. O número de turistas no período ultrapassa os 500 mil, sendo 200 mil estrangeiros.

Esses dados superaram as expectativas criadas antes do início do Mundial, quando os órgãos responsáveis acreditavam que São Paulo receberia cerca de 70 mil turistas de outros países e que a Copa renderia aproximadamente R$ 700 milhões. A ocupação de hotéis teve média de 64%, subindo para 75% na véspera e em dias de jogos.

“Vimos que a Copa foi um momento importante para a população. Os depoimentos dos nossos visitantes falam muito sobre como eles foram bem recebidos, a imprensa relatou diversos casos de solidariedade e do acolhimento dos paulistas e paulistanos”, disse a vice-prefeita Nádia Campeão, que lidera o SPCopa (Comitê Especial para a Copa do Mundo). Entre 12 de junho e 10 de julho, a cidade recebeu 495.859 turistas (299.322 brasileiros e 196.547 estrangeiros).

“Estamos muito felizes com a forma como estamos sendo tratados pelos brasileiros. É um povo excelente”. A declaração, dada pelo torcedor argentino Alejandro Zurita pouco antes da semifinal em que seu país bateu a Holanda na Arena Corinthians, foi muito comum entre os turistas estrangeiros que foram a São Paulo acompanhar o Mundial.

Em SP, as seis partidas somaram um público de 375.593 pessoas, com média de 62.599 por confronto – foram feitos 1.047 atendimentos de saúde. Espetáculos de diversas cores surgiram nas arquibancadas de um estádio que ficou pronto em cima da hora, mas que deu conta do recado. Um problema nos refletores ocorreu no dia da abertura, filas nas lanchonetes incomodaram os torcedores nos primeiros jogos e a iluminação externa poderia ter sido melhor. Fora isso, a avaliação é positiva: turistas e brasileiros aprovaram a experiência na arena, e pessoas com deficiência elogiaram a acessibilidade.

Seja no entorno da arena ou no Vale do Anhangabaú, onde foi instalada a FIFA Fan Fest, brasileiros e “gringos” se divertiram juntos. Os argentinos formaram a maior parte dos estrangeiros que estiveram em São Paulo (31,7%). A maioria deles, sem ingresso, seguiu para o evento no Anhangabaú.

Além da capital, outras cidades do estado também puderam aproveitar o clima de Copa no país, já que 15 das 32 seleções que vieram ao Brasil escolheram centros de treinamentos paulistas para se preparar durante o torneio. Em Campinas, por exemplo, a seleção portuguesa reuniu 20 mil pessoas em dois treinos abertos realizados no estádio Moisés Lucarelli, da Ponte Preta. Outros 4.000 torcedores viram a Nigéria treinar no Brinco de Ouro, estádio do Guarani.

Itu (Rússia e Japão), Sorocaba (Argélia), Mogi das Cruzes (Bélgica), Cotia (Colômbia), Porto Feliz (Honduras), Águas de Lindoia (Costa do Marfim), Santos (México e Costa Rica), Guarujá (Bósnia e Herzegovina), Ribeirão Preto (França), Guarulhos (Irã), além da capital (Estados Unidos), foram locais de preparação de delegações no Mundial. De acordo com a coordenadora executiva do Comitê Paulista, Raquel Verdenacci, mais de 450 jornalistas circularam pelo litoral e interior para acompanhar as equipes.

Estrangeiros que visitaram o Brasil querem voltar
Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo revela que o país recebeu turistas de 203 nacionalidades durante o Mundial. A maioria (61%) ainda não conhecia o país e elogiou os serviços de infraestrutura e turismo. Os itens mais bem avaliados foram a hospitalidade e gastronomia, com 98% e 93% de aprovação respectivamente.

A segurança pública brasileira foi avaliada positivamente por 92% deles. Os táxis, informações turísticas e transporte públicos foram aprovados por nove em cada 10 visitantes internacionais e os aeroportos por oito em cada dez. “O Brasil se mostrou preparado para sediar um evento desse porte. Agora temos o desafio de transformar o interesse do estrangeiro em negócios para o país e benefícios para a população, com a geração de emprego e renda”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

A pesquisa revela ainda que os brasileiros são mais críticos que os estrangeiros. O atendimento e a receptividade são considerados positivos para 90,5% dos turistas domésticos, e a segurança por 83,8% – 7,5 e 8,2 pontos percentuais abaixo da avaliação internacional respectivamente. Os estádios foram aprovados 92% dos brasileiros e 98,2% dos estrangeiros.

O estudo mostra ainda que o Mundial beneficiou mais que as 12 cidades-sede. Os turistas estrangeiros, que permaneceram em média 13 dias no país, estiveram em 378 municípios brasileiros, incluindo as cidades-sede.

A avaliação dos turistas domésticos e internacionais foi feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) respectivamente. A pesquisa ouviu 6.627 estrangeiros e outros 6.038 brasileiros desde o início do Mundial.

Além dos turistas a pesquisa ouviu a opinião da imprensa internacional. Os atrativos turísticos foram o quesito mais bem avaliado, com 98,4% de aprovação, seguida da diversão noturna e da informação turística, com 96,2% e 90%. Praticamente todos (96,5%) os profissionais de mídia recomendariam uma viagem ao Brasil para amigos e familiares.

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