Mundo Lusíada com Lusa
O treinador Roberto Martínez chamou hoje um grupo alargado de 32 futebolistas para os amistosos frente a Suécia e Eslovênia, com o objetivo de fazer chegar Portugal à fase final do Euro2024 nas melhores condições.
“A ideia é termos a máxima informação possível para criarmos uma equipe equilibrada para o Europeu. É isso que vamos fazer com a Suécia e Eslovénia. Vamos dar oportunidades a todos os jogadores para mostrarem o que podem trazer à seleção. Vamos trabalhar taticamente as várias soluções. Temos muitas opções para executar conceitos táticos diferentes e isso, para um treinador, é muito bom”, afirmou Roberto Martínez.
O treinador espanhol falava aos jornalistas em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, em Oeiras, após a divulgação da lista de convocados para os particulares com Suécia, na quinta-feira, em Guimarães, e na Eslovênia, em 26 de março, num período em que a equipe vai ser dividida em três grupos.
“Vamos ter jogadores que vão participar nos dois jogos. Depois, haverá um grupo que estará só no primeiro jogo e outro grupo que estará só no segundo jogo. Ainda há os jogos de fim de semana dos clubes e, por isso, não podemos divulgar já a formação dos grupos. Faremos isso na segunda-feira”, explicou o técnico de 50 anos.
Sobre a participação no Euro2024, que vai decorrer na Alemanha, Roberto Martínez considerou que não há favoritos à conquista do torneio, mas sim sete candidatos, entre eles Portugal.
“O primeiro passo era o apuramento. Agora, precisamos de trabalhar para melhorar e para construir a melhor lista final para o torneio. Para mim, a diferença de chegar longe ou ficar pelo caminho está nos três primeiros jogos. França, Inglaterra, Bélgica, Espanha estão entre os candidatos, assim como Alemanha e Itália. Portugal também. Temos 12 jogadores nos quartos de final da Liga dos Campeões”, lembrou.
O selecionador de Portugal anunciou ainda que existe a possibilidade de a lista final de convocados para o Euro2024 passar de 23 para 25 ou 26 jogadores, decisão essa que poderá ser conhecida e formalizada pela UEFA em abril. As estreias de Francisco Conceição, do FC Porto, e Jota Silva, do Vitória de Guimarães, são as grandes novidades nesta convocatória.
A seleção lusa recebe a Suécia, que falhou o apuramento, na quinta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e cinco dias depois, em 26 de março, vai a Liubliana jogar com os eslovenos, que vão estar no Euro2024.
Portugal terá ainda outros três encontros de preparação antes da participação no Campeonato da Europa deste ano, todos em solo luso, com Finlândia, no Estádio José Alvalade, Croácia, no Estádio Nacional, e República da Irlanda, em Aveiro, em 04, 08 e 11 de junho, respectivamente.
A equipe das ‘quinas’ está integrada no Grupo F do Euro2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão), que será conhecido este mês.
A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com o adversário a sair do play-off, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.
O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.
Galeno
Roberto Martínez, ainda, afastou qualquer arrependimento por ter perdido Galeno para a seleção brasileira e assumiu que Pedro Gonçalves, entretanto lesionado, estaria entre os convocados para os particulares com Suécia e Eslovênia.
“Não me arrependo de não o ter convocado. Os jogadores precisam de querer jogar pela seleção, de ter o coração na seleção. Representar o povo português é especial. Acompanhámos o Galeno durante o último ano, mas agora temos de respeitar a sua decisão. Ele quer jogar pelo Brasil e respeitamos isso. Desejo-lhe o melhor”, afirmou Roberto Martínez.
“O Pedro Gonçalves está a ter uma época espetacular, com 16 gols e 13 assistências. Teve um momento de muito azar e a lesão chega num momento muito difícil. As lesões fazem parte da vida do jogador e sei que ele vai voltar ainda mais forte. Tinha todas as condições para estar neste estágio”, confessou o selecionador nacional.
Martínez destacou ainda a presença de Jota Silva, do Vitória de Guimarães, uma das grandes surpresas desta convocatória, lembrando que é um exemplo de como a porta da seleção portuguesa está “aberta para todos”.
“O Jota Silva é um jogador diferente. É um jogador duro e competitivo. Está num momento muito bom e merece estar equipa. É também um exemplo para os jogadores que não passaram pelas seleções jovens, mas, mesmo assim, pode chegar à seleção principal”, referiu.
Na extensa convocatória de 32 jogadores está também Pepe, já antes chamado por Roberto Martínez e que apenas fez um jogo na fase de qualificação, no triunfo por 1-0 sobre a Islândia. O central de 41 anos teve vários problemas físicos durante essa campanha.
A inédita convocatória de Galeno para a seleção do Brasil foi hoje enaltecida pelo treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, que procurou nos últimos meses convencer o futebolista luso-brasileiro a atuar por Portugal.
“Falei há uns meses com o selecionador nacional [Roberto Martínez], que me pediu para sensibilizar o Galeno para escolher a seleção portuguesa. Assim o fiz. Contei ao Galeno essa conversa que tive e, depois, dei a minha opinião sobre o que ele podia fazer com a dupla nacionalidade. São situações diferentes. Ao jogar na I Liga portuguesa, tinha mais hipótese de ser chamado à seleção nacional do que à do Brasil. Entretanto, houve várias convocatórias [de Portugal] e ele chegou a estar pré-convocado, mas nunca foi chamado”, observou.
O FC Porto cede quatro jogadores a essa extensa lista de 32 ‘eleitos’, casos do goleiro Diogo Costa, do lateral direito João Mário, do defesa central Pepe e do avançado Francisco Conceição, que se estreia em chamadas à seleção principal, após uma larga experiência no conjunto de sub-21, pelo qual já esteve em dois Europeus da categoria.
“Vejo exatamente da mesma forma. Sinto a mesma felicidade [por Francisco Conceição, seu filho] do que em relação ao Wendell ou ao Galeno. Fico feliz por eles. O João Mário também foi chamado. É um menino a quem, muitas vezes, puxo as orelhas, mas fico tão contente como se ele fosse meu filho. São todos meus filhos”, reagiu.
Além dos quatro jogadores chamados por Martínez, o FC Porto terá o defesa esquerdo Wendell e Galeno a atuarem pelo Brasil, o lateral direito Jorge Sánchez com o México e o médio Stephen Eustáquio ao serviço do Canadá.
Confira aqui os convocados de Roberto Martinez:
Guarda-redes – Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma);
Defesas – João Cancelo (FC Barcelona), Nélson Semedo (Wolverhampton Wanderers), João Mário (FC Porto), Diogo Dalot ( Manchester United), Raphael Guerreiro (FC Bayern Munich), Nuno Mendes (PSG), Diogo Leite (Union Berim), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (SL Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting CP), Toti Gomes (Wolverhampton Wanderers) e Danilo Pereira (PSG);
Médios – João Palhinha (Fulham FC), Rúben Neves (Al-Hilal), João Neves (SL Benfica), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio Monteiro (Al Nassr), Vitinha (PSG), Matheus Nunes (Manchester City),Bernardo Silva (Manchester City);
Avançados – Francisco Conceição (FC Porto), Jota Silva (Vitória SC), Francisco Trincão (Sporting CP), Bruma (SC Braga), Rafael Leão (AC Milan), João Félix (FC Barcelona), Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e Gonçalo Ramos (PSG).