Câmara Portuguesa de Minas convida para evento gastronômico

Confraria Eno-Gastronômica Portuguesa convida

Promovido pela “Confraria eno-gastronômica portuguesa” na capital mineira, o jantar pretende harmonizar vinhos e sabores das terras lusas, numa iniciativa da Câmara Portuguesa de Comércio de Minas. Imagem: divulgação.

 

Belo Horizonte – Os amantes da arte de bem comer e bem beber vão reunir-se, no próximo dia 30, em Belo Horizonte, na “segunda degustação de vinhos portugueses”, numa iniciativa da Câmara Portuguesa de Comércio de Minas Gerais.
Promovido pela “Confraria eno-gastronômica portuguesa” na capital mineira, o jantar pretende harmonizar vinhos, escolhidos por Gerson Lopes, e sabores das terras lusas. O cardápio, confeccionado pelo restaurante Verde Gaio, abre com os tradicionais bolinhos de bacalhau, acompanhados por vinho “Somontes RP”, da região vinícola do Dão, no centro do país, elaborado a partir das castas Tinta Roriz e Touriga Nacional.
Após os petiscos que inauguram os trabalhos, os anfitriões convidam os degustantes a entrar no reino do “arroz de polvo”, esse sofisticado e caprichoso cefalópode de oito braços, um dos mais apreciados pratos de mar nas mesas portuguesas, o qual, sobretudo no norte de Portugal, é quase obrigatório na consoada de Natal.
A acompanhá-lo, os confrades serão apresentados ao ‘Private Selection Branco 2009″, da Herdade do Esporão, feito das castas Semillion, Marsanne e Roussanne, cultivadas nas planícies alentejanas, no sul do país, onde os vinhedos e as searas de trigo se deixam perder de vista.
Segue-se, enfim, o prato principal, o conhecido leitão assado, acompanhado de cebolas miúdas e arroz de açafrão, numa composição adaptada, julgamos, às artes culinárias de Minas. Neste caso, os confrades serão desafiados a experimentar um “Assobio Douro Tinto 2009”, elaborado a partir das tradicionais castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca, da Quinta das Murças, no norte de Portugal.
Para encerrar, os convivas mais afoitos a doces terão à disposição um “pudim de claras”, que poderá ser acompanhado por um Barbeito Madeira Malvasia Doce -5 anos.

Apresentamos, agora, a íntegra do cardápio, conforme nos foi enviado pelos organizadores do evento:
Cardápio para o jantar no Verde Gaio
30 de agosto de 2011 – Restaurante Verde Gaio – Santa Catarina, 788 – Lourdes
Petiscos/Entrada: Pães, torradinhas e bolinhos de bacalhau;
Vinho: Somontes RP( Tinta Roriz e Touriga Nacional) – Região do Dão;
Entrada: Arroz de Polvo;
Vinho: Private Selection Branco 2009( Semillion/Marsanne/Roussanne) – Herdade do Esporão;
Prato Principal: Leitão assado com cebolas miúdas e arroz de açafrão;
Vinho: Assobio Douro Tinto 2009( Touriga Nacional/ Tinta Roriz/Tinta Barroca) – Quinta dos Murças;
Sobremesa: Pudim de Claras;
Vinho: Barbeito Madeira Malvasia Doce 05 anos

Criação dos pratos: Restaurante Verde Gaio
Seleção e Harmonização dos Vinhos: Dr. Gerson Lopes
Importadores parceiros: Casa do Vinho e Qualimpor

Preço: R$ 190,00
Contatos:
Telefone: (31) 3213 1557
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »