Da Redação
No dia 10 de abril, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugura a primeira exposição individual no Brasil do artista português Nuno Sousa Vieira, “Instruções para pensarmos juntos”.
A mostra é gratuita e ficará em cartaz até 28 de abril, de segunda a sábado, fazendo parte do calendário prévio do Experimenta Portugal 2018.
A mostra “Instruções para pensarmos juntos” é composta por livros de artista produzidos por Nuno nos últimos dez anos e inclui, entre outras publicações, as obras inéditas “Alfabeto I, II, III” (2018) e “Declaração governada, declaração verificada, declaração simples” (2018). Os desenhos originais dessa última publicação estarão expostos no Consulado Geral.
Com seus livros, o artista buscará transportar o espectador ao espaço de seu ateliê. Construídos a partir de ações simples de dobra, espelhamento, repetição, rotação e frotagem, as publicações não escondem o processo de transformação de distintos materiais. Segundo Nuno, o suporte livro tem a particularidade de exibir o “avesso do desenho, aquilo que nunca vemos”, e é exatamente disso que ele tira partido.
O livro traz também o aspecto tátil e o ato de manusear, de folhear, que permitem a quem o toca perceber detalhes relativos ao peso, a dureza, a textura e a fragilidade do material. “Instruções para pensarmos juntos” é, portanto, um convite a uma construção coletiva a partir de ações e gestos simples.
O evento celebra também a presença portuguesa na SP-Arte, resultado de uma parceria entre o Consulado Geral, a feira de arte, a editora brasileira de publicações de artista IKREK e a Câmara Portuguesa. No dia 10, além da inauguração da mostra do artista, ocorrerá o lançamento de sua mais recente publicação, “Declaração governada, declaração verificada, declaração simples” (2018), editada pela IKREK.
Nuno Sousa Vieira estará ainda presente no setor solo da SP-Arte com a galeria brasileira Karla Osório, assim como os artistas portugueses Horácio Frutuoso e Henrique Pavão, representados, respectivamente, pelas galerias Balcony e Uma Lulik, ambas de Lisboa. Também integram a feira as galerias portuguesas Kubik e Filomena Soares.
Nuno Sousa Vieira nasceu em Leiria, Portugal em 1971. Doutor em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, atualmente vive e trabalha entre Leiria e Lisboa. Na sua prática artística recorre a diferentes estratégias de produção e de exibição do seu trabalho com o intuito de perceber como é que a mesma obra poderá ser recebida em diferentes geografias e contextos e como um mesmo procedimento poderá ser causador da diferença. Se destaca por exposições em locais como a Fundação Portuguesas das Comunicações, Pavilhão Branco e Museu do Chiado, além de cidades europeias como Dusseldorf (Alemanha) e Sevilha (Espanha).
A exposição “Instruções para pensarmos juntos” inscreve-se na numerosa programação cultural animada pelo Consulado Geral nos últimos anos. Por meio de uma série de exposições de arte, sessões de cinema, concertos musicais, palestras e outras ações, a entidade busca promover o estreitamento do intercâmbio de arte e cultura entre os dois países, apresentando ao público paulista um Portugal mais amplo e contemporâneo. Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferecerá um extenso calendário de eventos durante os meses de maio e junho deste ano, com criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços de São Paulo.
Exposição
Instruções para pensarmos juntos (Nuno Sousa Vieira)
Abertura: 10 de abril de 2018, das 19h às 22h
Visitação: 11 a 28 de abril, das 10h às 18h (menos aos domingos)
Entrada: Gratuita
Onde: Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo
Realização: Consulado Geral de Portugal em São Paulo – Cônsul Geral Paulo Lourenço
Curadoria: Isabella Lenzi