Da Redação
Em uma noite repleta de personalidades, empresários e autoridades do Rio de Janeiro, o Consulado Geral de Portugal na cidade em parceria com a Câmara Portuguesa do Rio comemorou em 07 de junho o “Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas” no Palácio de São Clemente em Botafogo, zona sul do Rio.
O Cônsul Nuno Belo, e a Cônsul-Adjunta Susana Audi, receberam os convidados para a recepção no salão principal do Palácio e entre as personalidades presentes da Câmara Portuguesa que prestigiaram o evento, estavam o Presidente Ricardo Coelho do escritório Pinheiro Neto, o vice-presidente José Graça do escritório Bastos Tigre, o diretor financeiro da entidade, José Matos do escritório Matos e de Luca, além dos diretores Reinaldo Paes Barreto assessor da Secretaria Estadual de Turismo, Élio Santos da Brascod, e o Presidente do Conselho Consultivo da Câmara Paulo Elísio de Souza.
Em seu discurso, o Cônsul Geral Nuno Bello exaltou a importância em se comemorar a data no Brasil. “Trata-se de uma data que muito nos honra, e comemorá-la no Rio de Janeiro é ainda mais significativo, a cidade sempre foi e continua sendo uma terra de oportunidades. A comunidade portuguesa do Rio por sua rica diversidade, por sua dimensão e constante renovação é um exemplo perfeito dessa realidade aqui comemorada” declarou o Cônsul.
Ainda em seu pronunciamento, Nuno lembrou com otimismo o fim da participação de Portugal na Troika. “Não posso deixar de ressaltar o fato, de que há menos de um mês, Portugal finalizou com sucesso um programa que durante três anos impôs ao país uma fortíssima política de austeridade pelos desequilíbrios em suas contas públicas. Sublinho que esses três anos foram importantes para que Portugal desenvolvesse um programa de reformas“ relatou.
As relações entre Brasil e Portugal não foram esquecidas pelo diplomata. “Atualmente no Brasil cerca de 600 empresas portuguesas estão instaladas aqui, esses dados apenas confirmam a importância do laço bilateral que une as duas nações”.
Segundo o cônsul, os próximos meses do Consulado Geral serão “de muito trabalho”, já que será construída a sede do Consulado em São Clemente. “E estamos estudando a melhor forma de participar das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro em 2015, essa terra que sempre nos acolheu” finalizou Nuno.
A grande surpresa da noite foram três camisas oficiais da seleção portuguesa, autografadas por nada menos que, Cristiano Ronaldo. Cada convidado recebeu uma senha para participar do sorteio. Três felizardos ganharam as camisas entre eles um empresário, e dois integrantes da banda Portugal, que executou o hino nacional português durante a solenidade.
Entre as autoridades diplomáticas estavam Alberto Aura Gonzalez Cônsul do México no Rio de Janeiro, Emanuel Rixon, Cônsul Geral da Bélgica, Jairo Qinteiro Arce, Cônsul Geral do Panamá, Luís Octávio de Souza Bandeira Cônsul da Lituânia, Marcelo Bertoldi, Cônsul Geral da Argentina, Michel Bak Cônsul honorário da Dinamarca, Ovidiu Crecea Cônsul da Romênia, Pedro Santos Cônsul de Cabo Verde, Rolando Rodiz Rosas, Cônsul do Peru, Shirley Orozco Cônsul Geral da Bolívia, Samuel Ossa Cônsul Geral do Chile e Yasushi Takase Cônsul Geral do Japão.
Entre as autoridades e personalidades ainda estiveram presentes Antonio Felner da AICEP, Amaury Temporal diretor da FIRJAN, Diana Vianna da Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Spadeli Subsecretário de Relações Internacionais, a secretária de Defesa do Consumidor Solange Amara. o deputado estadual Gerson Bergher, a vereadora Teresa Bergher, a delegada Martha Rocha, a desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar, Antenor Barros Leal da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Luso Soares da Costa da Federação de Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Orlando Santos Diniz da Fecomércio-RJ, além do ator português Paulo Rocha.