Mundo Lusíada
A partir de agora, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo vai promover, mensalmente, a cerimônia de Nacionalidade. A primeira delas aconteceu na manhã de 27 de abril, e é voltada aos novos cidadãos que acabam de obter a nacionalidade portuguesa. O objetivo da iniciativa é a divulgação da cultura e dos valores portugueses, procurando preencher a lacuna que existe entre ter um passaporte português e exercer cidadania portuguesa.
“Celebramos a entrega de certificados de nacionalidade a estes novos portugueses. Entendemos que o número crescente de passaportes portugueses concedidos a brasileiros é um fato importante que nos cumpre registrar, e ser acompanhado de certa reflexão sobre a importância do que é ter um passaporte e receber uma nacionalidade” diz o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, que afirma que este processo hoje é simples e relativamente rápido. “Não quisemos que o processo se trivializasse. Entendemos que a melhor forma de fazê-lo era, simbolicamente, numa cerimônia pudéssemos dizer a estes novos portugueses o significado e importância deste passaporte”.
De acordo com o cônsul, não seria possível convidar a todos os que adquirem o novo passaporte, já que são muitos requerentes. Nesta primeira cerimônia, estiveram presentes cerca de 30 pessoas as quais foram selecionadas automaticamente por um sistema aleatório. “O fato do número de portugueses ter crescido muito no Brasil através desta condição de nacionalidade é um fato muito feliz. Eles vêm enriquecer a comunidade luso-brasileira. Mas temos que recordar que este passaporte tem um significado especial, que as pessoas passam a ser também embaixadores e cônsules de Portugal no Brasil”.
Essa foi uma iniciativa que partiu da diretoria do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP (CCLB). Durante o evento, foi entregue, além do certificado de nacionalidade, uma cartilha com dados sobre a comunidade, além de um vídeo sobre o turismo de Portugal. “Para nós as ideias, quando são boas não interessa quem é o pai, nós abraçamos, e esta foi uma boa iniciativa do Conselho” afirmou o cônsul.
Para o presidente do CCLB, a cerimônia foi singela e emocionante. “O Conselho sentiu-se muito orgulhoso de ter dado essa ideia, agora o objetivo é melhorar cada vez mais, em todos os meses” diz Antonio de Almeida e Silva. A cartilha do CCLB continha dados sobre Portugal, como história e hino português, mensagem das autoridades locais e a relação de associações portuguesas no estado. “Eles têm informações da comunidade. E eu disse na minha fala que a comunidade estava reforçada com a vinda deles, nós queremos que eles nos ajudem”.
Almeida e Silva afirmou que essa foi uma forma muito melhor já que anteriormente a entrega do documento da nacionalidade era feito por sedex. “Por mais eficiente que isso possa parecer, não tem nobreza ou formalismo a quem vai receber uma nacionalidade de um país que tem uma história como o nosso. A ideia é solenizar mais essa aquisição” diz o presidente do CCLB que sempre estará presente nestes eventos mensais no Consulado.