Da Redação
Foi realizada na noite de 01 de junho a abertura oficial da segunda edição do Experimenta Portugal, que acontece durante todo o mês de junho em São Paulo. A cerimônia ocorreu na sede do Consulado Geral de Portugal, localizada no Jardim América.
Além de palavras do próprio cônsul, Paulo Lourenço, o evento teve discurso do secretário estadual de Governo, Saulo de Castro, que estreitou os laços entre os dois países.
A cerimônia contou com autoridades políticas, cônsules de diversos países e renomados representantes de grandes empresas brasileiras e portuguesas.
O Cônsul Geral, Paulo Lourenço, apresentou aos convidados a programação completa do Experimenta Portugal’16 e convidou a todos para conhecer a Exposição “Chama Plural”, também parte do megaevento, com abertura ao público no dia 02 de Junho.
A mostra expõe a produção poética de jovens artistas contemporâneos portugueses residentes no Brasil em diálogo com artistas jovens brasileiros.
Passeio de bonde
A mais popular linha de bonde de Lisboa, o Elétrico 28 – que liga os bairros da Graça e dos Prazeres – está a partir de Junho de 2016 em exposição no Consulado de Portugal. Como parte da programação do Experimenta Portugal’16, o Bonde do Consulado tem em seu interior a exibição de vídeos turísticos e promocionais sobre Lisboa e Portugal, além de um filme que simula o itinerário completo do bonde original pelas ruas da capital portuguesa.
Com o objetivo de integrar Brasil e Portugal no âmbito da inovação, empreendedorismo e cultura, o Experimenta traz uma vasta programação. Confira:
De 02 a 30/06 – Exposição de Artes – Chama Plural | Local: Consulado Geral de Portugal
04/06 – Concurso EDP Live Bands | Local: Unibes Cultural
10/06 – Seminário de Inovação e Empreendedorismo | Local: Unibes Cultural
11/06 – Concerto do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa com o Coral Paulistano Mário de Andrade, do Theatro Municipal de São Paulo | Local: Praça das Artes
12/06 – Torneio de Golfe Beneficente | Local: Fazenda da Grama (Itupeva/SP)
24 e 25/06 – Concerto dos músicos portugueses Maria João, Ricardo Dias e Luis Ferreirinha com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo | Local: Auditório do Ibirapuera