Mundo Lusíada
O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, e o reitor do Centro Universitário Senac, Sidney Zaganin Latorre, assinaram um Memorando de Entendimento na manhã de 25 de agosto.
O documento visa criar uma parceria privilegiada destinada a reforçar e apoiar em conjunto a promoção de ações e iniciativas na área da formação e cooperação científica, educacional e empresarial.
Essa iniciativa é uma inovação no modelo de parcerias entre Portugal e o Brasil e vai ao encontro do trabalho que o Consulado Geral de São Paulo tem realizado nos últimos anos.
“Nossa estratégia tem sido a de ampliar as trocas entre os dois países, com foco em nossa região de atuação (SP e MS), seja no fomento da produção cultural e artística, seja na ampliação do diálogo entre agentes, instituições públicas e privadas e empresas, difundindo oportunidades de empreendedorismo, formação técnico-profissional e cooperação. O Senac é um desses importantes interlocutores em São Paulo”, explica Paulo Lourenço, cônsul-geral de Portugal em São Paulo.
Para Sidney Zaganin Latorre, reitor do Centro Universitário Senac, “o acordo firmado contribuirá no processo de aproximação com instituições educacionais e empresas portuguesas, criando novas possibilidades de internacionalização e inovação tanto no ensino, quanto na pesquisa e extensão. A inexistência da barreira da língua, certamente potencializará uma participação ampla e efetiva dos alunos, professores e funcionários e nossa intenção é dar início a esse trabalho conjunto com o foco nas áreas das engenharias, empreendedorismo e hotelaria, com atividades presenciais e a distância”.
A instituição Senac mantém parcerias internacionais com algumas instituições portuguesas, como Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, e Instituto Português de Fotografia.