Da Redação
Aconteceu, na noite de 10 de julho, um jantar em homenagem ao Cônsul de Portugal, José Lomba. O encontro, realizado no Yacht Clube da Bahia, foi organizado pela Câmara Portuguesa da Bahia para despedir-se do Cônsul que encerrou suas atividades dia 17 e contou com cerca de 80 amigos.
Entre os presentes, estiveram Antônio Coradinho e Ricardo Galvão, presidente e vice-presidente da Câmara da Bahia; Amilcar Rosa, presidente do Conselho; Manuel Bernardino, presidente do Gabinete Português de Leitura e Ivan Barroso, presidente da Associação Cultural Brasil-Portugal.
Para Coradinho, a saída de Lomba marca um importante momento que a comunidade portuguesa conquistou nos últimos quatro anos.
“Vai-se o cônsul, fica a marca da pessoa que, com seu trabalho, sua simplicidade e seu dinamismo conquistou tantos amigos e admiradores na Bahia e colocou as relações com Portugal, num patamar elevado, onde sempre mereciam estar. Que ao partir, não diga adeus, mas até logo, porque temos a certeza que, mesmo em Portugal, estará sempre defendendo a aproximação com a Bahia , no melhor que cada lado tem a oferecer”.