Conselho da Comunidade faz homenagem para Antonio dos Ramos

Mundo Lusíada

 

Leonardo Costa/Divulgação

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo promoveu uma homenagem a uma grande personalidade da comunidade portuguesa de São Paulo, o comendador Antonio dos Ramos. O evento aconteceu na sede do órgão, em 13 de novembro, na seqüência do tradicional Almoço das Quintas, na Casa de Portugal de São Paulo.

Abrindo a cerimônia, na sede da entidade, o presidente do Conselho, Antonio de Almeida e Silva saudou e agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância desta homenagem. “Nós temos a obrigação de preservar a memória de pessoas que contribuíram muito para a construção da comunidade. Que esse quadro sirva para lembrar à nova geração o excelente trabalho do eterno presidente Ramos”.

Por sua vez, o cônsul de Cabo Verde, Aguinaldo Rocha, enfatizou o quanto foi gratificante o trabalho do comendador Ramos. “Ele sempre conseguiu transferir para todos nós a sua paixão em pertencer à comunidade”.

Por último, o comendador Antonio dos Ramos, disse “estar muito emocionado pela homenagem e por fazer parte da história da comunidade, 12 anos à frente do Conselho e 22 anos na Casa de Portugal”.

Quem é Antonio dos Ramos Nasceu em 19/01/1942, em Vilarelho da Raia – Chaves – Portugal. É casado com Selene Fátima de Oliveira Ramos, natural de Anadia, Portugal, com quem tem duas filhas: Ana Carolina de Oliveira Ramos e Flávia de Oliveira Ramos.

Ele Chegou ao Brasil em 1959, com 17 anos de idade. Em 1960 fundou a firma Ramos Representações Ltda e iniciou a carreira de vendedor viajante no ramo de auto peças. Em 1963, fundou, em sociedade com os irmãos Frederico dos Ramos e João Batista dos Ramos, a Ginjo Auto Peças Ltda., distribuidora de peças para automóveis, caminhões e tratores para todo o Brasil, hoje uma das maiores empresas do País no ramo.

Em 1994, também em sociedade com os irmãos Frederico e João, iniciou as obras de restauro do Forte de São Francisco, um Monumento Nacional do século XVII, em Chaves, Portugal, que se encontrava em estado de total abandono, transformando-o numa das mais cintilantes jóias da hotelaria, inaugurado em maio de 1997 pelo presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Antonio dos Ramos foi vice-presidente da ANDAP – Associação Nacional dos Distribuidores de Auto Peças de 1972 a 1996; vice-presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras de 1985 a 2000; presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo de 1993 a 2005; presidente da Casa de Portugal de São Paulo de 1985 a 2007 e transformou-a na entidade que mais fez em prol da difusão da cultura portuguesa no Brasil nos últimos anos.

Em 1987, Mário Soares, presidente de Portugal, em visita oficial ao Brasil, condecorou-o com a Comenda Medalha do Infante Dom Henrique e, nesse mesmo ano de 1987, foi condecorado pelo Governo Brasileiro com a Medalha de Honra ao Mérito do Trabalho. Em 1994, a Câmara Municipal de São Paulo, atribuiu-lhe o título de Cidadão Paulistano e em 2000 a Câmara Municipal de Chaves atribuiu-lhe a Medalha da Cidade.

 

1 comentário em “Conselho da Comunidade faz homenagem para Antonio dos Ramos”

  1. ORESTES DOMINGUES

    Orestes Domingues, advogado, me sinto muito honrado por ter sido recebido na Casa de Portugal pelo seu Presidente; Sr. Comendador Antonio dos Ramos, como não faria diferente, me recebeu com sua galhardia costumeira, aliás, eu tive o prazer de trabalhar com Antonio, João, com Federico dos Ramos com quem estive em Portugal e 2014, Na Vilarelho da Raia do Coração, antes de sua partida. Antonio Dos Ramos desejo-lhe muitos anos de vida com qualidade, você é um exemplo de guerreiro, sou muito seu admirador desde 1971, quando trabalhei na querida Ginjo Auto Peças Ltda., permita-me enviar um respeitoso abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »