Conselho da Comunidade acusa programa de ofender os portugueses

Mundo Lusíada

Jornalista do programa CQC durante jogo da Eurocopa.
Jornalista do programa CQC durante jogo da Eurocopa.

Em recente solenidade no Centro Trasmontano de São Paulo, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, Antonio de Almeida e Silva, citou que a comunidade está atualmente no meio de uma polêmica.

Ele se refere a uma reportagem do programa CQC, da TV Bandeirantes, em que os portugueses foram alvo de piada numa reportagem sobre a Copa do Mundo exibida o ano passado, que resultou num inquérito policial. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) de São Paulo está investigando a denúncia de ofensa a honra da comunidade portuguesa com piadas e comentários racistas e intolerantes.

Almeida e Silva afirmou que tais humoristas “mais se assemelham a verdadeiros palhaços”, atacando a trajetória de sucesso da comunidade portuguesa no Brasil. “Nós reagimos não porque temos qualquer tipo de preocupação, estamos muito acima disso, nós não nos preocupamos minimamente. Nos preocupamos sim com a sociedade brasileira, nossa parceira todos os dias”.

Segundo ele declarou, a presença da comunidade é sempre maior do que esses acontecidos. “Nós não temos nada contra a criação do bom humor, com a criatividade, e liberdade de expressão, e nós gostamos do Brasil também por isso, por ser um país essencialmente democrático. O que não aceitamos, o que os portugueses não gostam é o mal gosto, a ofensa deliberada, grosseira. E isso não nos chateia somente, pode ser aos negros, aos judeus, aos italianos, espanhóis, quem quer que seja. Não aceitamos o mal gosto na elaboração de um humor de baixo nível”.

Ele ainda citou que espera contar com o deputado estadual Fernando Capez para auxílio nesse episódio, em que a reclamação partiu do Conselho da Comunidade.

Na ocasião, o repórter do programa Ronald Rios gravou uma matéria na Europa dos jogos da Eurocopa, e fez uma série de piadas falando sobre portugueses, entre elas, citando a inteligência dos colonizadores do Brasil, além de fazer perguntas para uma entrevistada se a mulher portuguesa é bigoduda.

1 comentário em “Conselho da Comunidade acusa programa de ofender os portugueses”

  1. Não liguem para isto CQC é um péssimo programa de Humor, e creio que nem é visto pelos brasileiros. Pois na minha opinião é um programa de baixíssimo nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *