Mundo Lusíada
Residente em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), o membro do Conselho das Comunidades Portuguesas – CCP, Antonio David, Conselheiro para América Central e Sul, propõe que tenha um aumento para o dobro de deputados em representação das comunidades portuguesas.
A proposta que citou ao Jornal das Comunidades, da RTP, contempla quatro deputados pelo circulo fora da Europa e outros quatro para Europa.
“A proposta da América Central e do Sul é quatro deputados para Europa e quatro para fora da Europa. Nós temos uma extensão muito maior que a Europa, então vamos inverter os números, colocamos cinco para cá e três para Europa” exemplificou David.
“Como a Europa é um território bem menor, nós pegamos o resto do mundo, a Ásia, Oceania, as Américas, África. A nossa proposta para ser viável, não dar problemas depois, é quatro e quatro deputados. Se analisarmos, merecíamos mais deputados e Europa menos, é uma questão de dimensão e não de eleitores”.
A reunião dos Conselheiros da América Central e do Sul, com representantes da Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela, decorreu na semana passada em Belém do Pará, onde se citou a importância da mudança na lei eleitoral para a participação das comunidades portuguesas.
“Foi para nós um fracasso estas últimas eleições, como foi em 2019, tem que mudar totalmente a plataforma das eleições” defendeu David. “Temos quatro anos pela frente para tentar sentar à mesa e achar uma solução” declarou ele à RTP.
O conselheiro ainda citou as dificuldades enfrentadas na rede consular ultimamente, falta de recursos humanos, graves dificuldades de agendamento nos consulados. “No meu caso, Porto Alegre no Sul do Brasil, não temos funcionários. Está trabalhando a chefe do posto e mais um funcionário, temos problema em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Salvador que não está havendo permanências consulares”.
David ainda relatou dificuldades em associações portuguesas que estão “desaparecendo”, e defendeu apoios e políticas que agregam jovens nas casas portuguesas.