Da Redação
A estiagem severa que acometeu o Amazonas, os efeitos nas populações ribeirinhas e os fatores climáticos e hidrológicos que contribuíram para o fenômeno foram o tema do estudo “A vazante de 2023 na Bacia do Amazonas como evento extremo e seus impactos nas cidades”. A pesquisa foi apresentada durante o 10º Congresso Luso-brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024), realizado de 16 a 18 de outubro, na Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal.
A Superintendente Regional de Manaus (SUREG-MA), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Jussara Cury, apresentou o artigo destacando a relação entre os níveis do rios e impactos urbanos, como a interferência no abastecimento de água, fluxo de transporte fluvial e o aumento no custo de alimentos.
“O objetivo do estudo foi criar uma linha do tempo dos eventos que correlaciona o monitoramento hidrológico com os impactos observados nas cidades amazônicas da vazante ocorrida no ano passado, principalmente na calha do Rio Solimões”, explica Jussara Cury.
O artigo foi elaborado também pelos pesquisadores em geociências Luciana Loureiro, André Martinelli e Renato Cruz, e é resultado do relatório técnico anual da Bacia do Amazonas, tendo como base os boletins emitidos pelo Serviço Geológico do Brasil e registros das Defesas Civis dos Estados atingidos.
O trabalho destaca ainda dados importantes como o recorde da cota de 12,70 do Rio Negro, tendo atingido a maior vazante nos últimos 121 anos, recorde novamente batido na seca deste ano. A pesquisadora do SGB também destacou que a seca deste ano foi tão severa devido à falta de recuperação da bacia após a estiagem de 2023.
O PLURIS é uma série bienal de congressos iniciada em 2005 e resulta da parceria de investigadores portugueses e brasileiros, que têm lugar alternadamente no Brasil e em Portugal. A edição deste ano foi sediada na cidade de Guimarães e teve como temática central “Cidades e Territórios em Transição”.
O evento, que reúne profissionais, docentes e estudantes diversos, é uma oportunidade para fortalecer a capacidade científica com a divulgação de produtos e serviços e a participação do SGB contribui para o Sistema de Alerta Hidrológico. Além disso, os artigos apresentados no evento irão compor os Anais do Pluris, com ISBN.