Congresso internacional em MG foca sustentabilidade nos negócios Brasil-Portugal

Foto divulgação/ Centro Paula Souza

[Atualizado]

 

A Câmara Portuguesa De Comércio No Brasil-Minas Gerais, Em Parceria Com O Inec Organiza O Evento Centrado No Tema “Sustentabilidade Brasil-Portugal”.

 

Da Redação

 

Por iniciativa do INEC (Instituto Nacional de Engenharia Civil) e com apoio do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), será realizado, nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Belo Horizonte, o 2º Congresso de Internacionalização de Negócios. O evento faz parte do programa Engenharia Sem Fronteiras. Neste ano, em parceria com a Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, o Congresso abordará o tema da “Sustentabilidade Brasil-Portugal” no sentido de estimular o intercâmbio de relacionamentos, experiências e tecnologias entre os países.

Elaborado sob a ótica ESG (Environmental, Social and Governance:  governança ambiental, social e corporativa), o congresso tem como finalidade promover o debate e a troca de conhecimentos, fortalecendo e ampliando a conscientização dos indivíduos quanto à sustentabilidade em seus vários aspectos. Além disso, o evento tem como meta promover a integração das comunidades empresarial, acadêmica e política do Brasil e de Portugal.

“O objetivo do ESG é definir indicadores para que possamos medir os impactos causados pelo sistema produtivo das organizações; para na sequência, identificarmos as ações necessárias para a mitigação desses efeitos colaterais da produção e disseminar o conceito de uma empresa verdadeiramente sustentável em todos os setores,” diz Miguel Jerónimo, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais. “Ou seja, trata-se de desenvolver uma mentalidade de perenidade nas empresas, isto é, de uma gestão consciente e responsável, tanto com o desenvolvimento de seus colaboradores e comunidades quanto do meio ambiente e de seu produto, tornando-se, portanto, sustentável também do ponto de vista das futuras gerações.”

O Congresso contará com vários painéis liderados por especialistas que vão abordar temáticas como “A Reputação do Brasil no Exterior,” “Preservação do Capital Natural,” “A Descarbonização e Seus Desafios,” Crescimento Econômico Inculsivo e Sustentável,” “Compliance nas Organizações Empresariais,” “Finanças Sustentáveis,” entre outras.

“Sabemos que nos dias de hoje as práticas ESG nas empresas transformam-se em diferenciais relevantes e competitivos para o mercado financeiro. Isso é importante em nível global e esse Congresso abordará várias áreas do ESG que são cruciais tanto para o Brasil quanto para Portugal,” afirma Ricardo Caldeira, CEO da ISQ Brasil e diretor do comitê de sustentabilidade da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais. Ele adianta que, durante os dias do evento, ocorrerá o lançamento do 1º Prêmio de Sustentabilidade Brasil-Portugal.

Em relação a finanças sustentáveis, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) publicou, em outubro de 2023, uma resolução que define a elaboração e divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade com base no padrão internacional emitido pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). De acordo com estudo da PwC Brasil sobre o panorama atual da implementação das regras do ISSB, as empresas brasileiras estão avançando na forma de relatar as divulgações financeiras para sustentabilidade, mas precisam acelerar o ritmo para atender o cronograma da CVM.

Entre vários palestrantes brasileiros e portugueses, estão:

Jeanine Pires, diretora no Pires Inteligência em Turismo e ex-presidente da Embratur
Jaqueline Gil, especialista em turismo sustentável e professora na UNB
Matilde de Souza, professora no Departamento de Relações Internacionais e no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, PUC Minas
Adriana Maugeri, Presidente executiva da AMIF
Maria Inês Vasconcelos, advogada e pesquisadora. Presidente do Instituto Plante
Desembargador José Luís Faleiros, especialista em compliance criminal no TJMG
Marco Túlio de Mello, professor na Faculdade de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional (EEFFTO), no Departamento de Esportes, UFMG
Sérgio Myssior, diretor do grupo MYR e professor na Fundação Dom Cabral
João Paulo Barbosa Moreira, gerente de negócios da superintendência de médias e grandes empresas do BDMG
Maria Cláudia Paley Braga, CEO da Tetra Mais Consultoria Econômica e Ambiental
Anabela Bento, Business Development Manager Infraestruturas e Sustentabilidade, ISQ Portugal
Maria Manuel Leaça Vieira Farinha, engenheira química e especialista em sustentabilidade e segurança ambiental, ISQ Portugal

 

SERVIÇO:
O Congresso ocorrerá no Centro Cultural UNIMED-BH Minas, no Minas Tennis Clube I – Salão Evandro Negrão de Lima; na Rua da Bahia nº 2244 – Lourdes, BH/MG.
Terá início às 16h30 para credenciamentos e visitação aos estandes dos patrocinadores.
As palestras iniciarão a partir das 18h. A expectativa é de receber de 350 a 400 pessoas no congresso, tendo como público-alvo executivos, professores, estudantes, profissionais liberais e formadores de opinião envolvidos com a temática da sustentabilidade.

Inscrições gratuitas:
Mais informações: https://www.inecbr.org.br/.evento/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *