Da Redação
Uma conferência ‘online’ que será transmitida ao vivo, no domingo, a partir dos Açores, Brasil e Estados Unidos irá “partilhar e dar a conhecer a forma intensa” como o culto do Divino Espírito Santo é vivido no arquipélago.
A conferência ‘online’ intitulada “Divino Espírito Santo: o Culto nos Açores e nas Comunidades” decorre no domingo de Pentecostes, 23 de maio, segundo adianta hoje uma nota do Governo Regional, indicando que a transmissão realiza-se em direto, a partir dos Açores, do Brasil e dos Estados Unidos da América, através da página oficial da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook, com início às 18:00 locais (19:00 em Lisboa), com uma duração prevista de 60 minutos.
A iniciativa da vice-presidência do Governo dos Açores, através da direção regional das Comunidades, “pretende partilhar e dar a conhecer a forma intensa como o culto do Divino Espírito Santo é vivido nos Açores e nas suas comunidades de emigrantes e descendentes”, é referido na nota.
Além disso, é acrescentado, pretende-se mostrar “o peso que estas celebrações religiosas representam na vida do povo açoriano, quer este resida ou não no arquipélago”.
As festas do Divino Espírito Santo, tradicionais em todas as ilhas, ocorrem a seguir à Páscoa e têm uma forte expressão em todo o arquipélago dos Açores, envolvendo cerimônias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de atuações musicais e outras iniciativas comunitárias que, devido à pandemia de covid-19, têm sido canceladas ou adiadas.
De acordo com a nota do Governo dos Açores, na conferência serão ainda abordadas as “adaptações que estas celebrações adotaram durante a situação de pandemia que se tem vivido no último ano e meio em todo o mundo”.
A conferência será proferida pela pesquisadora brasileira de ascendência açoriana Lélia Nunes e complementada com os testemunhos dos presidentes das Grandes Festas do Espírito Santo realizadas nas ‘cidades irmãs’ de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e Fall River (Estados Unidos da América).
A investigadora Lélia Pereira Nunes, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, “fará uma abordagem inicial sobre as mais populares festas tradicionais introduzidas pelos povoadores açorianos no Sul do Brasil, promovendo assim a apresentação do seu novo livro” intitulado “Caminhos do Divino – Um olhar sobre a Festa do Espírito Santo em Santa Catarina”, é referido na mesma informação.
A sessão conta ainda com a participação do vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, na qualidade de coordenador das Grandes Festas do Espírito Santo do concelho micaelense, e do empresário Duarte Câmara, como presidente das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.
Através de “várias gerações e vagas de emigração, esta celebração do culto do Divino Espírito Santo “ultrapassou as fronteiras das nove ilhas, constituindo-se atualmente como uma importante ponte de comunicação e um dos maiores fatores de agregação existente entre açorianos”, lembra o executivo regional.
O Culto do Divino Espírito Santo “é considerado a maior manifestação de natureza religiosa dos açorianos e o legado cultural que melhor define e caracteriza a Açorianidade”, é acrescentado na nota.
O Dia da Região Autónoma dos Açores, que é feriado regional, celebra-se sempre na chamada segunda-feira do Espírito Santo, que este ano corresponde ao dia 24 de maio.
Dia dos Açores
Já na segunda-feira, a Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove uma sessão virtual comemorativa do Dia dos Açores, com a participação de todos os presidentes das 16 Casas dos Açores, que será presidida e encerrada pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.
A sessão inicia-se com uma intervenção do Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, e prossegue com sucessivas mensagens provenientes das Casas dos Açores que existem atualmente em Portugal, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Uruguai e Bermuda.
Esta edição especial da iniciativa semanal “Conversas da Diáspora” tem início às 17h00 dos Açores e é transmitida em direto através de diferentes plataformas digitais, como o Portal do Governo e as páginas oficiais de Facebook do Governo dos Açores e da Direção Regional das Comunidades.
A iniciativa visa assinalar o Dia dos Açores, na Segunda-feira do Divino Espírito Santo, com o envolvimento direto de todas as Casas dos Açores, que são consideradas as entidades mais representativas da diáspora açoriana.
O evento conta com a participação dos presidentes das Casas dos Açores de Lisboa (Delfina Porto), Rio de Janeiro (Leonardo Soares), Califórnia (Daniel Varela), Quebeque (Alfredo Bicudo), Norte (Ponciano Oliveira), São Paulo (Marcelo Guerra), Bahia (Orlando Silva) e Nova Inglaterra (Francisco Viveiros).
Participam também os presidentes das Casas dos Açores de Ontário (Suzanne Cunha), Winnipeg (João Paulo Melo), Santa Catarina (Sérgio Luiz Ferreira), Rio Grande do Sul (Carla Marques Gomes), Uruguai (Alicia Quintana), Bermuda (Andrea Moniz-DeSouza), Maranhão (Paulo Matos) e Madeira (Carlos Madruga da Costa).
O Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, participa igualmente nesta sessão evocativa do Dia dos Açores que reúne, pela primeira vez, todas as Casas dos Açores da Europa e da América, desde a mais antiga, fundada em Lisboa em 1927, até à mais recente, instalada no Funchal em 2019.