FOTO ARQUIVO Autoridades portuguesas e brasileiras no espaço da futura Escola Portuguesa de São Paulo.
Da Redação
O concurso de vídeos “Portugal e Eu” prorrogou o prazo e recebe as inscrições dos interessados até o dia 25 de maio, referente à fase escola.
Os alunos ainda têm cerca de um mês para a elaboração de trabalhos que abordem a história, cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida português sob a ótica do jovem brasileiro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação de SP e o Consulado Geral de Portugal em São Paulo.
Podem participar estudantes dos ensinos Fundamental e Médio regular, da EJA – Educação de Jovens e Adultos e de outras modalidades, desde que matriculados e frequentes na rede estadual de ensino.
Os vídeos devem ser publicados no Youtube. O link do vídeo deverá ser informado no formulário de inscrição, disponível nesse link. As produções devem ter, no máximo, 1 minuto de duração.
Qualquer material com duração superior será desclassificado. Os participantes devem respeitar o tema proposto, e aqueles que não se enquadrarem na temática “Portugal e Eu” serão automaticamente desclassificados. O regulamento está disponível no link >>
A abordagem audiovisual pode transmitir a experiência pessoal do concorrente com a cultura e população portuguesa, ou com a comunidade luso-brasileira. Poderá também transmitir a interação, semelhanças e diferenças entre os países (Brasil e Portugal). História, cultura, culinária, arte, estilo de vida, economia e política do país são temas a serem trabalhados, sempre adequando o assunto escolhido à temática “Portugal e Eu”.
Segundo a secretaria, a iniciativa reforça os laços de amizade entre os povos brasileiro e português, além de promover uma cultura estrangeira, mas com fortes ligações ao Brasil, essencial para o desenvolvimento dos cidadãos do mundo.
O evento também integra a programação do Experimenta Portugal 2018, estendida neste ano entre maio até julho. A programação inclui a entrega dos prêmios do Concurso de filmes #PortugaleEu, lançado aos estudantes da rede pública paulista.