Mundo Lusíada com Lusa
A operação de repatriamento dos primeiros 38 cidadãos portugueses e luso-ucranianos provenientes da Ucrânia, que abandonaram aquele país do leste europeu devido à invasão russa, foi hoje concluída com a chegada a Lisboa.
Falando aos jornalistas no Aeroporto Humberto Delgado, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva detalhou que “dois grupos atravessaram a fronteira da Ucrânia com a Moldávia e depois dirigiram-se à Romênia, onde convergiram”.
“A partir da Roménia, de Bucareste, foi possível organizar uma ligação aérea e é essa que agora termina”, observou.
Santos Silva indicou ainda que algumas pessoas ficaram em solo romeno.
“Algumas delas [pessoas] ficaram na Roménia, desde logo o senhor embaixador [na Ucrânia], os militares […] e outros funcionários da embaixada, que estão alojados na Roménia, enquanto não há condições para regressarem a Kiev”, disse o ministro.
Brasil
Já o governo brasileiro divulgou que a Embaixada do Brasil em Kiev está transmitindo orientações e alertas aos cidadãos brasileiros na Ucrânia por meio dos seguintes canais: Telegram: https://t.me/s/embaixadabrasilkiev e Facebook: https://facebook.com/Brasil.Ukraine
O número de plantão da Embaixada em Kiev é +380 50 384 5484.
Segundo Embaixada do Brasil na Romênia foi prestado apoio a 40 brasileiros, jogadores de futebol e familiares, que deixaram a Ucrânia por meio da fronteira com a Romênia. São jogadores de diversos times de futebol ucranianos.
O grupo se deslocou até Bucareste com o apoio da
UEFA, e posteriormente, da Federação Romena de Futebol. De acordo com governo, eles retornam hoje ao Brasil em voo comercial.
https://www.instagram.com/p/Caj-ND5sBfx/?utm_medium=copy_link