Mundo Lusíada
“Tocando Portugal – recital quase um Doc” é o nome do concerto multimídia concebido e interpretado pelo “Rumos Ensemble”. O espetáculo junta música portuguesa, depoimentos e vídeos passando por diversas regiões de Portugal, como Algarve, Alentejo, Lisboa, Porto, Minho, até Açores e Madeira.
Com apoio do governo de Portugal, o espetáculo está programado para o mês de abril, no Brasil. Em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira, o concerto é apresentado em São Paulo dia 16 de abril, às 20h30, no Museu da Imagem e do Som, com entrada franca e a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. Em 17 de abril, estará no Centro Cultural Português de Santos, no litoral paulista.
No Rio, o recital acontece no Consulado de Portugal dia 14, e no Clube Português de Niterói em 15 de abril. No Palácio São Clemente, o evento contará com a presença do Ministro português da Defesa, Dr. Aguiar-Branco, além do secretário José Cesário. Em cada espetáculo é necessária a confirmação de presença.
O projeto inovador reúne uma seleção de música tradicional de dez regiões portuguesas, arranjadas para trio de violino, clarinete e piano; a projeção de filmes inéditos de cada região, evocando a beleza e riqueza natural e arquitetônica do país; depoimentos de personalidades de proeminência regional, nacional e internacional, naturais de cada região, como António Victorino d’Almeida, Rosa Mota, Janita Salomé, Carlos Alberto Moniz; Graça Morais, Lídia Jorge, Vânia Fernandes ou João Malheiro.
A singularidade do recital reúne três músicos eruditos com carreiras internacionais assinaladas nos quatro continentes, numa forma de mostrar o patrimônio musical tradicional português com uma energia renovadora, contemporânea, porém acessível a todos os tipos de público, do mais erudito ao mais popular.
Para além da riqueza estilística e caráter eclético dos arranjos, da precisão técnica e artística dos intérpretes desta formação, a dimensão multimídia de “Tocando Portugal” desvenda paisagens, cidades, bairros, monumentos, danças, costumes e pessoas, potenciando e reforçando a memória e a identidade coletiva do povo português, cuja história se confunde com a história das suas ruas, bairros, monumentos e cidades.
Piano: JOÃO VASCO
Professor de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, o pianista divide-se entre o ensino e os palcos. Atuou, a solo ou em agrupamentos de câmara, em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Irlanda e Brasil e em palcos portugueses como o CCB, Gulbenkian, Culturgest Teatro S. João ou Teatro D. Maria II. Com o apoio exclusivo do Museu do Fado apresentou, em Outubro de 2010 o CD “AlémFado”, uma compilação de fados arranjados para piano solo por ilustres compositores portugueses dos universos do jazz e da música erudita, apresentado em vários países europeus e no Brasil. Com o ator brasileiro Alexandre Borges concebeu o espectáculo “Poema Bar” em torno da poesia de Fernando Pessoa e Vinicius de Moraes, também apresentado em várias cidades europeias e brasileiras.
Violino: ANNE VICTORINO D’ALMEIDA
Licenciada em violino pela Academia Nacional Superior de Orquestra na classe da professora Agnès Sarosi, Anne Victorino d’Almeida nasceu em França em 1978. Filha mais nova do pianista e compositor António Victorino d’Almeida, divide a sua carreira musical entre o ensino, a interpretação e a composição. Professora de violino na Escola de Música do Conservatório Nacional desde 2004, é regularmente convidada para orientar master-classes, destacando-se Maputo em 2011 e 2012 e Curitiba em 2013. Como violinista, tem mantido uma carreira intensa, tendo sido membro fundador do Quarteto Lopes-Graça entre 2004 e 2013 (vencedor de prémio autores RTP/2010), além de tocar com regularidade nas diversas orquestras portuguesas. Na área da composição, foi premiada em 1997 com “Melhor Proposta Musical do Teatro na Década 97”. A sua obra é diversificada, abrangendo obras corais, de câmara, sinfónicas e bandas sonoras. A vilonista é membro fundador do Quarteto Camões e do “Rumos Ensemble”.
Clarinete: LUÍS GOMES
Iniciou os seus estudos no Conservatório Nacional, sendo diplomado pela ESML (licenciatura), pelo Conservatório Superior de Roterdão (U.M.), e Mestrado em Psicologia e Pedagogia da Música na F.C.S.H. da UNL. Trabalhou com clarinetistas como: Guy Deplus, Michel Arrignon, Philipe Cuper, Walter Boykens, David Campbel, Josef Horák. Obteve vários prêmios como 1º Prêmio do Concurso da Juventude Musical Portuguesa. Foi solista com várias orquestras e atualmente colabora com as Orquestras: Fundação Calouste Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Orchestrutopica, Sinfonietta de Lisboa e Metropolitana de Lisboa. É membro fundador do Quarteto de Clarinetes de Lisboa, do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e da direção da CULTIVARTE Associação Cultural. É Diretor-adjunto e professor de clarinete da EMCN e professor de clarinete da Universidade de Évora.
Apesar de ser um recital com entrada franca, em todos os espetáculos é necessária a confirmação de presença pelo RSVP correspondente, já que os lugares são limitados. Confira os endereços abaixo:
SERVIÇO
“Tocando Portugal – recital quase um Doc”
SANTO ANDRÉ – 13 Abril 19h
Teatro Municipal de Santo André
Praça IV Centenário – Centro
RSVP: [email protected]
RIO DE JANEIRO – 14 Abril 19h
Palácio São Clemente
Rua São Clemente, 424 Botafogo
RSVP: [email protected]
RIO DE JANEIRO – 15 Abril 20h
Clube Português de Niterói
Rua Prof. Lara Vilela, 176 Niterói
RSVP: [email protected]
SÃO PAULO – 16 Abril 20h30
Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Av. Europa, 158 Jd. Europa
RSVP: [email protected]
SANTOS – 17 Abril 20h30
Centro Cultural Português de Santos
Rua Amador Bueno, 188 Centro
RSVP: [email protected]