Da Redação
A Embaixada de Portugal em Brasília e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil dão inicio ao programa de 2016, “Música na Embaixada”, e recebem, no próximo dia 02 de fevereiro (terça-feira), às 20h, um Concerto de Música de Câmara do Quinteto da Sociedade de Concertos de Brasília, a entrada será gratuita.
Na ocasião, será apresentado um repertório com músicas portuguesas e brasileiras, baseadas nas obras de dois renomados compositores, o português Luiz de Freitas Branco e do brasileiro Henrique Oswald.
OS COMPOSITORES
Luiz de Freitas Branco (1890-1955) – Célebre compositor português, Luiz de Freitas Branco domina o Séc. XX com a estatura de um colosso, de importância comparável, no domínio da música, a um Fernando Pessoa. Poderosa e multiforme, a sua criação colocou Portugal em sintonia com a Europa, em certos casos antecipando-se a ela; veio estabelecer um novo patamar de excelência, tornando-se marca registrada do reportório português em todos os domínios.
Henrique Oswald (1952 – 1931) – Um dos mais importantes compositores brasileiros de sua geração, Henrique Oswald nasceu no Rio de Janeiro. Tendo passado boa parte da vida na Europa, suas obras são representantes do Romantismo Europeu e fogem da estética nacionalista que influenciou os compositores brasileiros em fins do Séc. XIX e início do Séc. XX. Como era também pianista, compôs especialmente para piano.
PROGRAMA
Luiz de Freitas Branco
Quarteto de Cordas (1911)
- Moderato
- Lento
III. Vivo
- Animado
Henrique Oswald
Quinteto com piano, Op. 18 (1894)
- Allegro moderato
- Scherzo: prestíssimo
III. Molto adagio
- Molto alegro
QUINTETO
Carolina Frederico – Violino
Graduada pela Eastman School of Music (EUA), realizou seus estudos de mestrado na Universidade de Alberta (Canadá). É violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Lilian Raiol – Violino
Iniciou seus estudos da Escola de Música de Brasília e gradou-se na Universidade de Brasília, na classe de Ludmila Vinecka. É também violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Jairo Diniz – Viola
Vencedor do II Concurso de Jovens Intérpretes da Música Brasileira, foi solista da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e hoje ocupa a mesma função na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
David Gardner – Violoncelo
Graduou-se no Trinity College of Music em Londres e foi membro da Hallé Philharmonic Orchestra. Desde 2010 integra o corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Goiás.
Fabíola Pinheiro – Piano
Natural de Brasília,é bacharel pela Universidade Federal da Paraíba e doutoranda pela Universidade Federal da Bahia. Seu repertório inclui importantes obras do século XVII à contemporaneidade.
SERVIÇO
Concerto de Música de Câmara da Sociedade de Concertos de Brasília
Local: Embaixada de Portugal | Camões – Instituto da Cooperação e da Língua
SES Av. das Nações Quadra 801 – Lote 02 – Brasília, DF
Telefone: +55 61 3032-9636
Dia 02 de fevereiro de 2016 Horário: 20h
Entrada Franca