Da Redação
A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.) assinaram, na última sexta-feira, 14 de maio, novo protocolo de cooperação para dar continuidade às atividades da Cátedra “João Lúcio de Azevedo”, sediada pela universidade.
As instituições são parceiras desde 2017 para a promoção de estudos da Língua Portuguesa e das culturas de expressão portuguesa. O protocolo, com vigência de três anos, foi assinado pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, em visita à Universidade.
A sessão restrita contou também com a participação do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; da vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro; do pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, Edmar Costa; e do professor Aldrin Figueiredo, representando a professora Maria de Nazaré dos Santos Sarges, coordenadora da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA).
“As Cátedras têm sido uma via muito importante de parceria com as universidades para a promoção da Língua e da cultura portuguesas. Por meio delas, alcançamos maior abrangência e nos juntamos aos investigadores do país. Agradeço a parceria e a confiança da Universidade Federal do Pará. Tem sido uma satisfação acompanhar a atuação da nossa Cátedra caçula, a Cátedra ‘João Lúcio de Azevedo’” agradeceu o embaixador Faro Ramos.
“O protocolo que eu assinei, e que é válido até 31 de março de 2024, implica um apoio financeiro do Camões de 10 mil euros por ano”, detalhou o embaixador à agencia Lusa.
O reitor Emmanuel Zagury Tourinho destacou o valor dessa cooperação para a UFPA: “Abrigar uma Cátedra Camões, I.P. na nossa universidade tem representado muito para nós, em especial pelos projetos científicos e culturais que estamos conseguindo desenvolver em seu âmbito. A parceria com o Camões, I.P., a Embaixada de Portugal no Brasil e o Vice-Consulado de Portugal em Belém está sendo muito rica. Agradecemos a confiança depositada na Universidade Federal do Pará e esperamos ampliar cada vez mais essa interação”.
Na pauta da visita do Embaixador, foram discutidas as relações internacionais entre Brasil e Portugal, as atividades da Cátedra, a possibilidade de abertura de outras Cátedras do Camões, I.P. no Brasil, a criação de um projeto para catalogação e estudo do acervo da Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português e a realização, em 2022, de uma programação especial de celebração do centenário de nascimento do escritor português José Saramago (1922-2010).
A Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) foi criada oficialmente em setembro de 2017, sendo a primeira Cátedra do Camões, I.P. na Amazônia e a mais jovem entre as seis existentes no Brasil. Seu nome homenageia o historiador lusitano João Lúcio de Azevedo, reconhecido por sua atuação na região amazônica. Com sede física no Centro de Internacionalização da UFPA, a Cátedra atua na promoção de estudos e atividades acadêmicas e culturais junto a instituições da comunidade portuguesa no Pará, para a valorização da história e das artes luso-brasileiras.
Em outubro de 2019, a UFPA recebeu a Reunião Anual das Cátedras do Camões, I.P. no Brasil, que foi realizada pela primeira vez em Belém, no prédio do Mercedários|UFPA.
Durante sua visita a Belém do Pará, o embaixador de Portugal também inaugurou novas alas na Sociedade Beneficente Portuguesa, participou de reuniões com empresariado e prefeito da cidade, e visitou o Grêmio Literário e Recreativo Português.