Mundo Lusíada
A mudança do Consulado Honorário de Portugal em Santos para Escritório Consular chegou ao atendimento.
A partir de agora, está suspenso o atendimento presencial no Escritório Consular, e passa a atender por agendamento prévio e envio de documentação por correio. “Fica a partir desta data suspenso o atendimento presencial sem marcação prévia” traz o comunicado desta quinta-feira do Consulado Geral de Portugal em São Paulo.
As alterações no seu funcionamento tem intuito de “melhorar a eficiência dos serviços prestados aos utentes e a melhor equipar o serviço consular na baixada santista para o crescente aumento de demanda” divulga a nota.
Os utentes devem realizar todos os seus pedidos através do site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, seguindo as indicações para solicitar o serviço que pretende, pagar as taxas e, em caso de atendimento presencial escolher ser atendido em Santos, como por exemplo em pedidos de cartão de cidadão ou passaporte.
Os pedidos de nacionalidade passam a ser realizados através do envio de documentação por correio. Os processos poderão ser acompanhados também pelo site, no status do registro feito pelo utente.
O Consulado de São Paulo lembra ainda que, devido à elevada procura, os pedidos de nacionalidade estão demorando mais do que anteriormente, não existindo prazo legal para análise. “Solicitamos que todos os requerentes aguardem o seu processo ser concluído”.
Toda a documentação que não necessite de ser entregue presencialmente ao utente para a conclusão de um processo será posteriormente remetida por correio ou motoboy ao titular.
Segundo o Consulado, o atendimento presencial sem marcação só acontece em casos e pedidos que não podem ser solucionados pela internet.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe do Escritório Consular de Santos via email: [email protected], ou pelos telefones: (13) 3223-6674 ou (13) 3223-1068.
“Todas estas alterações visam criar uma maior celeridade no processamento de pedidos e, a médio prazo, garantir uma maior eficiência e capacidade de atendimento dos utentes, uma vez que todos os que se deslocarem ao Escritório Consular terão a certeza de ser atendidos em data e hora pré-determinada, com economia de tempo para o utente e melhor triagem” divulda o órgão de São Paulo.
Recentemente em entrevista ao Mundo Lusíada, o cônsul-geral Paulo Lourenço defendeu que a reformulação do Consulado em Santos era necessária diante da atual demanda, e do crescimento esperado para os próximos anos, na região, apostando que a comunidade portuguesa da baixada santista chegue em 100 mil utentes em poucos anos.
As informações sobre documentações e processos podem ser consultadas no site www.consuladoportugalsp.org.br, e dúvidas genéricas sobre os serviços pelo telefone de São Paulo: (11) 3084-1800.