Da Redação
O Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., João Ribeiro de Almeida, cumpriu no dia 24, no Rio de Janeiro, a segunda etapa da sua visita ao Brasil.
João Almeida deslocou-se ao Real Gabinete Português de Leitura, onde se reuniu com a direção da Associação Luís de Camões e se encontrou com o Coordenador da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses, criada pelo Camões, I.P. em convênio com a Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro (PUC-Rio).
No seguimento da sua visita, visitou também o Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde trocou impressões com o seu diretor, Alexander Kellner, e teve uma reunião de trabalho com a Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires de Carvalho.
São Paulo
Já no dia 25 de novembro, o Presidente do Camões, I.P. deslocou-se à capital paulista, visitou e almoçou na Casa de Portugal de São Paulo, tendo sido acolhido pelo Presidente, Antonio dos Ramos, e assistido à cerimônia de descerramento de uma placa alusiva à presença da frente negra brasileira nas instalações da Casa.
O descerramento da placa, na parte exterior das instalações da Casa de Portugal, juntamente com a Secretária de Cultura de São Paulo, Aline Torres, é evocativa da primeira grande organização negra do Brasil pós-abolição da escravatura, a Frente Negra Brasileira, criada em 1931. Na ocasião, foi também evocado por Aline Torres o mês da consciência negra, que está em curso.
Por ocasião da sua visita, o Presidente do Camões, I.P. teve ainda a oportunidade de visitar o Museu da Língua Portuguesa e assistir ao evento Inova Portugal AICEP, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo.
Antes, a comitiva portuguesa também se reuniu com autoridades em Brasília. Acompanhe mais informações sobre essa visita especial na próxima edição do Mundo Lusíada.