Da Redação
Nesta quarta-feira, o Governo português decidiu suspender os voos de e para o Brasil, a partir das 00:00 de sexta-feira, devido à evolução da pandemia, ao aumento dos casos de infecção pelo novo coronavírus e à detecção de novas variantes.
“Até ao dia 14 de fevereiro, estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil. As regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido”, refere o Ministério da Administração Interna, em comunicado.
Estão permitidos apenas os voos de natureza humanitária para efeito de repatriamento dos cidadãos portugueses e membros das respectivas famílias, e para titulares de autorização de residência em Portugal.
Estes cidadãos têm de apresentar, no momento da partida, um comprovativo de realização de teste RT-PCR para por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque, sob pena de lhes ser recusado o embarque e a entrada no país.
Na chegada a Portugal têm de cumprir, obrigatoriamente, um período de 14 dias de quarentena no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.
Nestes voos de caráter humanitário podem também embarcar cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respectivas famílias, bem como nacionais de países terceiros com residência legal num Estado-Membro da União Europeia, exclusivamente para efeitos de repatriamento.
Estes passageiros têm, também, que apresentar no momento da partida o comprovativo de realização de teste negativo, realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque. Ao chegar aos aeroportos portugueses têm ainda, obrigatoriamente, de aguardar pelo voo de ligação aos respectivos países em local próprio no interior do aeroporto, de acordo com comunicado do governo.
O Brasil enfrenta crises na saúde de alguns estados por conta da pandemia, registrando 61.963 casos novos nas últimas 24h, e 1.214 óbitos diários registrados no país segundo o boletim do ministério da Saúde de 26 de janeiro. Ao todo, já somam 218 mil mortes com a doença e quase 9 milhões de casos pelo país.
Nesta quarta-feira, Portugal registrou um novo recorde no número de mortes com o novo coronavírus, 293 foi o novo máximo diário desde o início da pandemia, e 15.073 novos casos de infecção no país, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), além de fila de ambulâncias nos grandes hospitais na capital portuguesa.