Mundo Lusíada
Depois de Brasília, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, chegou ao Rio de Janeiro, no âmbito da primeira sua visita oficial ao Brasil.
Paulo Cafôfo, acompanhado pelo Embaixador de Portugal e pelo Diretor Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, foi recebido pela Cônsul Geral no Rio de Janeiro, Gabriela Albergaria, e visitou na tarde desta sexta-feira, as instalações do Consulado Geral de Portugal, onde falou com funcionários consulares.
“Resolvemos muito recentemente a situação dos trabalhadores no Brasil que se arrastava desde 2013. A 7 de dezembro foi publicada a portaria que procede à alteração dos valores da remuneração base dos trabalhadores dos Serviços Periféricos Externos no Brasil, com uma valorização de 49%, de modo a compensar a depreciação do Real desde 2013” declarou Cafôfo no Rio de Janeiro.
A portaria teve efeitos retroativos a janeiro de 2022 e os valores foram regularizados na sua totalidade com o processamento dos salários de dezembro de 2022. “Esta medida é da máxima importância e sinaliza o esforço feito na valorização das carreiras” defendeu o SECP.
Depois de um ano com várias ameaças de greve por parte dos funcionários consulares, a ação do governo português visou solucionar a decisão do executivo português tomada em 2013, que, em plena crise econômica em Portugal, fixou que os vencimentos dos funcionários do quadro seriam pagos em reais, a uma taxa de câmbio fictício de 2,63.
Trabalhadores do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro chegaram a publicar uma “nota de agradecimento” para recordar os nomes das autoridades do Brasil e de Portugal e dos responsáveis por entidades luso-brasileiras que auxiliaram essa categoria a ter os seus salários atualizados, depois de cerca de dez anos de defasagem.
Agenda
Neste dia 27, Cafôfo também deslocou-se ao Liceu Literário Português, onde pode se inteirar, pelo seu Presidente Francisco Gomes da Costa, das atividades da instituição filantrópica de matriz portuguesa.
“Portugal tem uma relação muito especial com o Brasil, onde vivem cerca de um milhão de portugueses e lusodescendentes. Esta relação projeta-se no futuro tendo a nossa comunidade um papel fundamental. Pretendo com esta visita ao Brasil valorizar a nossa comunidade, que goza de grande estima e consideração pelo povo brasileiro, e aproximar esta imensa Diáspora de Portugal” publicou o SECP pelas redes sociais:
Já neste sábado, o SECP participa de visita guiada ao Real Gabinete Português de Leitura, seguido de visita na Casa do Minho, além de conhecer Espaço Cultural da Marinha – Rio de Janeiro e monumento do centenário da Primeira Travessia aérea do Atlântico Sul, antes de partir para São Paulo.