Evento com mais de mil pessoas presentes é parte das comemorações de 88 anos de fundação da Casa de Portugal, no palco show de Ivan Lins e Bia Caboz.
Por Odair Sene
Mundo Lusíada
No último dia 10 de novembro teve espetáculo luso brasileiro no palco da Casa de Portugal de São Paulo, porém antes, no anfiteatro da Biblioteca Ricardo Severo (3º andar da entidade) teve uma homenagem muito importante e especial para a Casa, foi a outorga da Comenda da Ordem do Mérito “Infante Dom Henrique” para o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, presente junto com a Primeira Dama Regina Nunes.
Estavam presentes na cerimônia, o Presidente da Casa de Portugal – Renato Afonso Gonçalves, o Presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal – Antonio de Almeida e Silva, Diretor de Cerimonial da Casa de Portugal – Ricardo Magalhães, Diretor Geral da Organização de Estados Ibero-Americanos no Brasil – Leonardo Barchini, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva, esteve o presidente afastado por motivos de saúde, Com. Antonio dos Ramos (com a esposa D. Selene Ramos), além do diretor Antonio Freixo entre outros membros da diretoria e convidados.
Ao Mundo Lusíada o presidente Renato Afonso Gonçalves disse que “foi uma noite muito especial para a Casa de Portugal” citando inicialmente a homenagem ao prefeito que é autoridade máxima da cidade de São Paulo. “É um luso descendente filho de madeirense”.
O Dr. Renato agradeceu às várias autoridades presentes, citando entre outros o Ministro do Superior Tribunal de justiça Prof. Dr. Paulo Dias Moura Ribeiro, também o vice presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Silmar Fernandes, o Diretor Geral da Organização de Estados Ibero-Americanos no Brasil – Leonardo Barchini, que aliás vem alinhando projetos “em três mãos” com a Casa de Portugal e Prefeitura.
Renato Gonçalves também elogiou a programação cultural dessa noite dizendo que “para brindar a noite tivemos apresentação da cantora portuguesa Bia Caboz, da nova geração, com a Roberta Miranda, rainha da nossa música sertaneja, e depois o show do Ivan Lins, casa lotada com mais de mil pessoas, e uma noite realmente muito especial de celebração do aniversário de 88 anos da Casa de Portugal e dos 50 anos da Revolução dos Cravos”, referiu o presidente que segue à frente da instituição após o afastamento do presidente Ramos que vem cuidando da saúde.
A programação cultural da noite seguiu a linha “luso brasileira” com a miscigenação musical mais tradicional entre as casas regionais.
Na sequência e mediante de um público de cerca de mil pessoas, aconteceu o show do cantor Ivan Lins, que aliás lembrou durante sua apresentação do “saudoso” amigo Carlos do Carmo com quem esteve inúmeras vezes e ali mesmo naquele palco realizaram vários espetáculos.
Ivan Lins também lembrou da “comenda” que recebeu na mesma casa dizendo “eu sou comendador também, me respeite”, brincou ele elogiando “um lugar especial” onde ele esteve muitas vezes.
Numa rede social o artista também publicou dizendo que “foi um dia muito especial, pois, além da indicação ao Grammy Awards, tivemos uma noite incrível na Casa de Portugal, lotada, com uma plateia linda cantando do início ao fim o repertório do show “A Gente Merece Ser Feliz”. Obrigado, gente! Foi maravilhoso estar com vocês. Até breve!”
O evento da Casa de Portugal em parceria com a “Kafka Produções e Eventos” apresentou o show “A Gente Merece Ser Feliz” de Ivan Lins. A emblemática Casa de Portugal é tida como o principal palco de união da música brasileira e do fado português, por isso contou também com a participação especial da artista portuguesa Bia Caboz.
Ivan Lins foi o grande nome da noite, ele é reconhecidamente “uma lenda viva” da música brasileira, com uma carreira repleta de sucessos e reconhecimento internacional. Com mais de 600 composições e dez indicações ao Grammy, é um dos músicos brasileiros mais regravados no exterior. Entre seus maiores sucessos, pôde-se ouvir “Vitoriosa”, “Madalena” e “Abre Alas”.
O show também promoveu o enlace com a música portuguesa, em especial, o Fado, por meio de algumas canções apresentadas ao lado da artista Bia Caboz, talentosa cantora portuguesa que mostrou no palco sua profunda conexão com o Fado. Bia tem mais de 150 mil ouvintes mensais no Spotify e se consolida como uma nova e importante voz da música portuguesa.
Não foi por acaso que a abertura do show foi com a Bia acompanhada do Quarteto Wallace Oliveira, quatro brasileiros apaixonados pela guitarra portuguesa e outros instrumentos que promovem uma mistura entre ritmos musicais lusitanos e a música brasileira, fazendo performances de choro e outros ritmos.
Este evento da Casa se insere no projeto “Casa de Fado II em São Paulo – Festival de Fado e MPB” – uma atividade organizada a partir da Lei Rouanet do Ministério da Cultura – MINC, por meio da empresa Kafka produções e eventos com promoção da Casa de Portugal.