Mundo Lusíada
O Itamaraty divulgou esta semana as novas estatísticas sobre as comunidades brasileiras residentes no exterior. A publicação mostra que mais de 4,5 milhões de brasileiros vivem em outros países, o que equivaleria ao 13º estado mais populoso do Brasil.
As mais expressivas concentrações de brasileiros estão nos Estados Unidos (1,9 milhão), Portugal (360 mil), Paraguai (254 mil), Reino Unido (220 mil) e Japão (206 mil).
O documento “Comunidades Brasileiras no Exterior” compila estatísticas atualizadas sobre a quantidade de nacionais que vivem fora do Brasil e sua distribuição pelo mundo, uma estimativa que tem como base insumos relativos ao ano-base de 2022, enviados pelos postos do Itamaraty no exterior.
Ao todo são 196 postos no exterior, entre embaixadas com serviços consulares, consulados-gerais, consulados e vice-consulados. Os cinco consulados-gerais cujas jurisdições estão as maiores concentrações de brasileiros (Nova York, Boston, Miami, Lisboa e Londres) são responsáveis por mais de 1,6 milhão de cidadãos, equivalente à população de Recife.
Já na Europa, Portugal aparece no topo do destino dos brasileiros com 360 mil inscritos, sendo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa 250.000, Consulado-Geral do Brasil no Porto 80.000, e Consulado-Geral do Brasil em Faro 30.000.
Segundo o governo, somente em 2022, foram produzidos mais de 434 mil serviços consulares. A rede consular brasileira no exterior presta auxílio a cidadãos residentes fora do país e aos milhões de turistas brasileiros que viajam ao exterior em diversas situações emergenciais, como desvalimentos, prisões, hospitalizações, falecimentos, disputas de guarda de menores, violência de gênero e tráfico de pessoas. Em 2022, as repartições consulares brasileiras atenderam cerca de 115 mil casos de brasileiros necessitando de assistência no exterior.
Segundo dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), os brasileiros mantêm-se como a principal comunidade estrangeira residente em Portugal, representando no ano passado 30,7% do total, e foi também a comunidade que mais cresceu em 2022, e deve continuar a bater recordes este ano.