Governo de Portugal interessado em contactar com os jovens no Brasil

Por Ígor Lopes

 

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), José Cesário, e a Ministra da Juventude e Modernização de Portugal, Margarida Balceiro Lopes, realizaram uma visita oficial no dia 10 de setembro às comunidades portuguesas no Rio de Janeiro, com foco na comunidade de jovens lusodescendentes. O propósito foi “aproximar da realidade vivida pelas comunidades na cidade maravilhosa e abrir comunicação com elas”.

Durante a visita, as autoridades participaram em várias reuniões e encontros com autoridades locais, conselheiros e membros das comunidades. Em abril deste ano, Cesário esteve no Brasil em visita às comunidades portuguesas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará.

No dia 10, os dois governantes estiveram num encontro no Palácio São Clemente, com jovens portugueses expatriados no Rio de Janeiro, sendo estudantes Erasmus Mundus, bolseiros, investigadores e jovens profissionais.

No dia 11, pela manhã, visitaram o Real Gabinete Português de Leitura, o Centro da cidade, e, à tarde, reuniram-se com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos pelo círculo eleitoral do Rio de Janeiro e dirigentes associativos com a presença do vereador Raphael Freitas. Mais tarde, nesse mesmo dia, encontraram-se com jovens lusodescendentes de movimentos associativos, integrantes de grupos folclóricos, dirigentes associativos e membros de casas regionais.

“Conjuntamente com a Ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, encontrei-me com a seleção nacional universitária de futebol de praia, que obteve o segundo lugar no campeonato mundial desta modalidade, que ocorreu no Rio de Janeiro. No Palácio de São Clemente, o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, tivemos um interessante encontro com jovens portugueses expatriados. Também tivemos um interessante encontro com lusodescendentes, maioritariamente jovens, na Casa da Vila da Feira, no Rio de Janeiro. Foi uma excelente oportunidade para a nossa Ministra da Juventude contactar com uma realidade humana diferente”, disse Cesário.

 

Deixe uma resposta